Comissões

Cosmam recebe secretário Stürmer para balanço da Saúde no 1º quadrimestre

Audiência Pública online para apresentação do Relatório de Gestão da Saúde do 1º Quadrimestre de 2020, por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Na foto, o secretário da Saúde, Pablo Stürmer
Secretário Pablo Stürmer falou hoje aos vereadores da Cosmam (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Em reunião virtual realizada na manhã desta terça-feira (26/5), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre ouviu o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, que fez a apresentação do Relatório de Gestão da Saúde do primeiro quadrimestre de 2020, destacando que esse talvez seja o período mais desafiante que sua pasta já tenha experimentado. “Nesse quadrimestre fomos marcados pelo surgimento da Covid-19. Temos muitos desafios e uma equipe dedicada a qualificar a gestão”, afirmou. 

Stürmer traçou um histórico sobre o início da pandemia e a forma como a capital lidou com a questão. “Em 31/12/19 a China fez o primeiro alerta de casos de pneumonia e um mês depois tivemos o primeiro caso suspeito do corona vírus na capital. No dia 7 de fevereiro já estávamos com um plano de contingência municipal contra a doença”, destacou, enfatizando que a primeira confirmação em Porto Alegre ocorreu em 9 de março. Ele observou que a cidade entrou na fase de transmissão sustentável no dia 23 de março, momento em que foi estabelecida a quarentena e a instalação de seis tendas em pontos estratégicos. 

“Hoje já rompemos a barreira dos mil casos confirmados e nos hospitais públicos temos a ocupação de 68 leitos entre suspeitos e confirmados. A curva tem a limitação da testagem e estamos trabalhando para ampliar. Sabemos que o mês de julho sempre é o pico de atendimentos de casos de síndrome gripal e os casos estão espalhados em toda a cidade”, relatou - informando que o ingresso de receitas municipais, estaduais e federais no primeiro quadrimestre corresponde a pouco mais R$ 651,1 milhões, sendo que nesse período a despesa foi equivalente a R$ 582,8 milhões. “Investimos 16% de recursos municipais em ações e serviços públicos em saúde apenas nos primeiros quatro meses de 2020. Em 2019 foram 12%”, afirmou. 

O titular da pasta ainda ressaltou ações como o acompanhamento de obras como as do hospital Santa Marta, por exemplo, que estão sendo realizadas como contrapartidas, além do avanço na integração dos dados clínicos, o prontuário eletrônico integrado e a ampliação dos pontos de coleta ambulatoriais na Restinga. A extinção do IMESF também foi citada por Stürmer pelo fato de ter levado a um progressivo desligamento de profissionais da saúde, o que, segundo ele, só deverá ter resolução quando forem sanadas as questões judiciais. 

A oferta total de oito unidades de pronto-atendimento funcionando até as 22 horas foi ressaltada pelo secretário. “Em abril e maio tivemos uma redução de cerca de 26% nos atendimentos e consultas em função da pandemia, com exceção de atendimentos oncológicos, pré-natal e questões referentes a transplantes”, disse. Ele informou que a da fila de espera para a marcação de consultas reduziu significativamente nos últimos anos e hoje é de 37 mil pessoas, sendo que os atendimentos mensais chegam a 35 mil pessoas, o que, segundo ele, é praticamente atender toda a demanda. 

Pablo comentou sobre as internações em leitos de UTI em Porto Alegre, sendo que 55 % correspondem a pacientes da capital e 44 % do interior. “Anunciamos a ampliação do número de leitos na cidade. Só no Hospital Vila Nova são 66 novos leitos e, em breve, a ampliação do Hospital Independência, com 60 leitos”, apontou.  

Vereadores 

A vereadora Claudia Araújo (PSD) levantou questões que lhe chegam por parte dos usuários como agendamentos e a forma como os recursos estão sendo utilizados. A situação dos moradores de rua, das casas geriátricas e dos servidores do IMESF também foi ressaltada pela vereadora como tema relevante. O vereador Aldacir Oliboni (PT) também comentou acerca do instituto e os valores destinados à atenção primária apresentados pelo secretário. 

A presidente interina da Comissão Especial da Saúde da OAB/RS, Mariana Polydoro de Albuquerque Diefenthäler, colocou o órgão à disposição para contribuir nesse debate. O diretor geral do SIMPA, João Ezequiel da Silva, declarou que apesar das divergências, o sindicato sempre trata a secretaria com respeito buscando diálogo e alertou. “No Hospital Presidente Vargas orientam os trabalhadores a usarem a máscara caseira em alguns setores”. O secretário afirmou que nas áreas administrativas essa é a orientação, uma vez que há escassez desses materiais no mundo todo. 

O encontro foi presidido pelo vereador José Freitas (Republicanos) e contou com a participação do presidente do Legislativo, vereador Reginaldo Pujol (DEM).

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg. prof. 13.688)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)