Comissão

Cosmam trata da falta de funcionários na área da saúde

Reunião de Comissão - COSMAM - (22ª RO) - comissão se reúne para discutir pronto atendimentos e falta de servidores
Reunião foi na manhã desta terça-feira (Foto: Cristina Beck/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião, na manhã desta terça-feira (05/07), para tratar da falta de servidores públicos em hospitais e pronto-atendimentos. A pauta foi proposta pelo vereador Aldacir Oliboni (PT)

Oliboni observou que devido á pandemia da Covid-19, diversos concursos foram renovados, alguns na área da saúde, como o dos enfermeiros (concurso 597), onde 65 candidatos passaram para a vaga, entretanto não foram chamados para tomar sua posse. Já no concurso de técnicos de enfermagem (concurso 649), foram aprovados 321, porém, 125 profissionais concursados ainda não tomaram sua posse. Oliboni citou que ainda há falta de servidores em diversos hospitais e pronto-atendimentos, como Hospital Pronto Socorro (HPS) e posto da Cruzeiro. "E mesmo assim alguns profissionais concursados não são chamados ou são chamados aos poucos." 

Em nome da Secretaria Municipal da Saúde, o coordenador de Urgências, Daniel Lenz Corrêa, garantiu que os aprovados nos concursos estão sendo chamados. “Neste momento, já estamos sim chamando servidores. Um servidor já foi para o SAMU, enfermeiro, e já quatro para o PACS, além de médicos servidores começando no SAMU”. No total, há 150 servidores sendo realocados para reforçar os hospitais e pronto-atendimentos, acrescentou ele.

Texto

Vinícius Goulart (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)