Comissões

Cosmam trata da importância das instituições de pesquisa para salvar biodiversidade

COSMAM - (20ª RO) - salvaguarda da Biodiversidade e dos Processos Ecológicos
Pauta de hoje da comissão tratou de proteção ao meio ambiente (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião, na manhã desta terça-feira (21/06), para tratar da importância das instituições de pesquisa para salvaguarda da biodiversidade e dos processos ecológicos. A pauta foi proposta pela vereadora Lourdes Sprenger (MDB), que conduziu o debate.

Patrícia Witt, chefe da Divisão de Pesquisa e Manutenção de Coleções Científicas do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente do RS, falou que as manutenções feitas pelas universidades, centros de pesquisa e os órgãos públicos têm sido fundamentais no incentivo e na proteção da biodiversidade. “Quando a gente fala da preservação da natureza, logo pensamos em florestas, na Amazônia e em áreas grandes, mas isso começa na nossa cidade, e Porto Alegre sempre teve historicamente um papel muito importante na preservação de remanescentes ambientais.”

Lourdes ressaltou a importância de trazer especialistas para os vereadores terem subsídios para poder defender os projetos que são apresentados para a valorização das pesquisas e dos pesquisadores. “São pessoas com profundos conhecimentos em suas áreas e nós aprendemos muito nestes poucos minutos, e vamos procurar por novas pautas e novos encaminhamentos.”

A reunião ainda teve como convidados o professor Uwe Horst Schultz, do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade da Unisinos, e a doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCAR, Saionara Salomoni. 

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)