Comissões

Cosmam visita Hospital Restinga para avaliar atendimento oftalmológico

  • Vereadores da COSMAM visitam Hospital da Restinga e Extremo-Sul para apurar demandas da população.
    Parlamentares foram ao hospital para tratar de problemas no setor de oftalmologia (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Vereadores da COSMAM visitam Hospital da Restinga e Extremo-Sul para apurar demandas da população.
    Vereadores realizaram visita acompanhada no local (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizaram uma visita na tarde desta quinta-feira (20/4) ao Hospital da Restinga e Extremo-Sul para tratar de reclamações feitas por usuários do setor de oftalmologia do complexo. Entre as demandas, estão a longa espera para a realização de procedimentos especializados, problemas na agenda de atendimentos clínicos e a falta de limpeza de banheiros e saguões do hospital.

De acordo com o dirigente do setor de oftalmologia do Hospital Restinga, Marcelo Bastiani, há poucos recursos para a realização de procedimentos específicos no setor. Em resposta à demora nos atendimentos, Bastiani apontou problemas na triagem dos pacientes, o que gera o esvaziamento dos consultórios. “Por causa disso, os médicos acabam saindo para o almoço juntos”, explicou o dirigente, sobre a suposta falta de médicos para atender os pacientes.

Já o diretor técnico do hospital, Carlos Casartelli, ressaltou que o contrato do setor de oftalmologia se encerra no próximo dia 30 de abril. Ele destacou a necessidade de renovação para que o trabalho do setor não seja encerrado. “Para que a gente não precise dispensar os médicos daquele setor”, afirmou. Segundo Casartelli, além da renovação, é preciso reajustar o valor do contrato de acordo com a inflação, para que não haja falta de recursos.

O representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fulvio Scheeren, informou que, durante a visita da comissão ao hospital, a pasta estaria fazendo uma reunião interna para avaliar a renovação do contrato com o setor oftalmológico da unidade.

Sobre a limpeza dos banheiros e saguões, Casartelli disse não possuir pessoal suficiente no quadro de funcionários para a realização do trabalho. Uma das soluções encontradas foi a mudança de horário da equipe, que passou de 12 horas de trabalho e 36 horas de descanso, para 6 horas de trabalho diários na semana. “Estamos fazendo toda uma mudança na equipe de higienização”, frisou.

Os vereadores da Cosmam decidiram, como encaminhamento, formular um ofício que será encaminhado à SMS para agilização da renovação do contrato. Participaram da visita o presidente da comissão, vereador José Freitas (Republicanos), as vereadoras Cláudia Araújo (PSD) e Lourdes Sprenger (MDB) e o vereador Gilson Padeiro (PSDB).

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)