Cosmam visitou posto de saúde Santa Marta
Os vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitaram nesta quita-feira (29/9) a Unidade de Saúde da Gerência Centro Santa Marta. Para o vereador presidente da comissão, Dr. Thiago Duarte (PDT), a unidade centro está bem estruturada dentro dos atendimentos ali realizados. O que se observou, segundo ele, é que o número de médicos em algumas especialidades está defasado. Muitos estão se aposentando sem a substituição imediata, lembrou.
Manoel Antunes, assessor da gerência da Unidade Centro, disse que a média de atendimento é de 240 mil usuários/mês nos setores do posto. Hoje existem 26 médicos (especialistas), com uma média de dez especialidades para o atendimento da população, informou Antunes. O assessor da Unidade, junto com os integrantes da Comissão realizaram uma visita ao prédio mostrando os atendimentos realizados em dermatologia, cardiologia, pediatria, serviço de saúde mental, ambulatórios de especialidades médicas, a sala especial do Pró-jovem crianças que sofreram abusos sexuais, e a farmácia distrital, hoje informatizada, que atende diariamente a população que possui o cartão SUS.
Antunes disse também que a unidade de Saúde Santa Marta é a única unidade em Porto Alegre que atende pessoas em situação de rua. De acordo com ele o trabalho é feito da melhor maneira possível para atender a população.
O secretário municipal adjunto da Saúde (SMS), Marcelo Bósio, informou que a SMS está se estruturando para repor os especialistas. Outra informação é que a secretaria está montando um sistema para definir o perfil de atendimento especializado com a finalidade de encaminhar o paciente direto para o seu problema, não gerando assim outro atendimento. Este processo, segundo ele, acaba com as filas de espera. Ele lembrou também que por iniciativa da secretaria foi criada a agenda única da saúde (Agus) onde as pessoas marcam suas consultas sem ficar em filas de espera.
Atualmente, disse Bósio, somente os postos possuem este tipo de agendamento, mas até o início do próximo ano as UBs também serão beneficiadas. Segundo o secretário, no Hospital Presidente Vargas este sistema já foi implantado e o retorno está sendo exemplar com o fim das filas.
Também participaram da visita os vereadores Carlos Todeschini (PT) e Dr. Raul Torelly (PMDB), além dos integrantes do Conselho Regional de Enfermagem (Corem) e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)