COMISSÕES

Cosmam vistoria falta de profissionais na Odontologia do posto da Cruzeiro do Sul

Vereadores da COSMAM fazem visita ao Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) para averiguar serviços de odontologia do local, em pauta proposta pela vereadora Karen Santos. Presentes o vereador José Freitas (presidente) e a vereadora Lourdes Sprenger.
Vereadores foram recebidos por servidores do PACS e representantes da SMS (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma visita na manhã desta sexta-feira (2/6) ao Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) para averiguar a falta de profissionais no serviço de Odontologia da unidade. A proponente da pauta foi a vereadora Karen Santos (PSOL). Além dela, participaram da visita o presidente da comissão, vereador José Freitas (Republicanos), e a vereadora Lourdes Sprenger (MDB).

A coordenadora do serviço de Odontologia do PACS, Liliane Cardoso Hilgert, disse aos vereadores que há uma defasagem de sete auxiliares de saúde bucal no atendimento. Hoje, são 13 dentistas e cinco auxiliares atuando no local. O serviço realiza entre 4 e 5 mil atendimentos por mês, em média.

“Não há um serviço como esse em toda a Região Metropolitana”, destacou Liliane. “Uma pessoa que tem uma hemorragia dentária às 3 da manhã não tem para onde correr além do PACS”, disse. Ela pediu ajuda dos vereadores para, junto à prefeitura, tentar acelerar os trâmites para a contratação emergencial de profissionais e para a realização de concurso público.

“O nosso serviço é 24h, precisamos sempre ter profissionais disponíveis”, disse Efraim Golbert, cirurgião-dentista do PACS. Ele destacou que não há como remarcar atendimentos, por conta da natureza do serviço de emergência. “Precisamos, com urgência, de gente para cobrir” a falta de profissionais, disse. Os servidores relataram estar trabalhando no limite para evitar o fechamento do serviço.

O coordenador municipal de urgências da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Paulo Ricardo Bobek, afirmou que tramita processo para a contratação de técnicos que poderão ser lotados na unidade. Fúlvio Scheeren, também representante da SMS, destacou que há auxiliares que trabalhavam no Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF) sendo reintegrados por meio de ação judicial, e que eles poderão ser lotados no PACS.

Os representantes da prefeitura afirmaram, ainda, que há possibilidade de deslocar servidores lotados em outras áreas da Saúde para atuar no PACS. Eles disseram que irão levar as demandas relatadas na visita para a nova diretora de atenção primária da SMS, Vânia Frantz.

Como encaminhamento, os vereadores decidiram pelo envio de um pedido de informações à SMS, por meio da Cosmam, solicitando uma definição de prazo para a solução do problema de falta de profissionais na Odontologia do PACS.

 

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)