COMISSÕES

Cosman debate o combate ao vitiligo e doação de sangue

Reunião de Comissão - COSMAM - (19ª RO) - Combate ao Vitiligo e Doação de Sangue
Tema da reunião de hoje foi sugerido pelo vereador José Freitas (Foto: Yasmim Fernandes Borges/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião, na manhã desta terça-feira (14/06), para tratar do combate ao vitiligo e de doação de sangue. A pauta foi sugerida pelo vereador José Freitas (REP). O debate foi conduzido pela  presidente da Cosmam, vereadora Cláudia Araújo (PSD).

Freitas citou o resultado positivo da reunião sobre o combate ao vitiligo realizada no ano anterior. “O encaminhamento da reunião do ano passado foi uma emenda impositiva para aquisição de um equipamento de fototerapia para o Hospital de Clínicas, que está em tramitação”, ressaltou.

Representando a Secretaria Municipal de Saúde, João Bonfadini falou sobre os procedimentos que são feitos quando chegam os pacientes com diagnóstico. “Nós temos um fluxo de atendimento onde temos os profissionais que vão acolher o usuário com queixa específica. No caso de uma queixa de lesão cutânea, como vitiligo, o usuário com uma lesão mais extensa ele é encaminhado via gerenciamento de consultas para um atendimento especializado com dermatologista. O dermatologista que vai encaminhar o usuário para a fototerapia ou outro tratamento mais específico, onde no momento somente o Hospital de Clínicas tem tais recursos”.

O dermatologista do Hospital de Clínicas Renato Bakos esclareceu sobre como a doença se desenvolve e quais as formas de tratamento. “Temos como um grande recurso para o tratamento do vitiligo a fototerapia. Então estamos muito empolgados com a ideia de receber este equipamento, pois sem dúvidas teremos mais pacientes beneficiados. Em raras exceções há tratamentos mais específicos, mas a fototerapia e o tratamento medicamentoso compõem 95% dos casos. É algo que faz parte do cotidiano dos pacientes”.

Sangue

 

Sobre o tema da doação de sangue, Rosana Meyer Neibert, também representante da Secretaria de Saúde, falou sobre uma alternativa possível para atender a demanda de coletas de sangue na Capital. “Acho que seria interessante fazer alguma agenda de final de semana para utilizar as unidades móveis, ou em conjunto com alguma outra ação da Secretaria de Saúde. Vamos ter um público interessante e vamos conseguir cumprir essa meta fundamental para ampliar a doação de sangue”, destacou.

Texto

Ana Luísa Vieira (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)