Cristovam Buarque defende piso nacional para professores

Em visita à Câmara Municipal, nesta segunda-feira (9/3), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu apoio dos vereadores ao piso nacional de R$ 950,00 para professores da rede pública brasileira. Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, Buarque é autor da lei que autorizou o Poder Executivo a instituir, em todo o país, o piso salarial profissional dos educadores públicos.
A lei foi sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva em julho do ano passado. Conforme defendeu o senador, o Brasil só alcançará as mudanças necessárias quando houver uma revolução na educação. O progresso não virá com mais máquinas e sim através de um capital chamado conhecimento, frisou.
Segundo Buarque, para que a educação pública atinja a qualidade máxima, ela deve priorizar a figura central das escolas - o professor. O educador só cumprirá seu papel social bem feito quando tiver o coração motivado, a cabeça bem formada e o bolso completo com um salário digno, registrou ao destacar que os vereadores, por serem os políticos mais próximos dos problemas das cidades, precisam defender a lei do piso salarial.
Educação
Responsável pela presença do parlamentar na Câmara Municipal, a vereadora Juliana Brizola (PDT) agradeceu a presença do senador e sua luta em prol de uma educação transformadora. Agradeço como cidadã brasileira que sonha por um país mais justo e que vê a educação como instrumento contra a violência e contra a exclusão social, afirmou.
Ao criticar a política educacional da governadora Yeda Crusius (PSDB), Juliana desejou que a figura de Cristovam Buarque sirva de inspiração para os homens e mulheres públicos do Rio Grande do Sul. Que este governo que fecha escolas, que enturma as salas de aula e que descumpre a lei do piso nacional possa ter mais lucidez com a sua presença.
Agenda
Ainda hoje Buarque participa de várias atividades que integram a campanha suprapartidária em defesa do piso nacional como um ato público no plenarinho da Assembleia Legislativa, às 16 horas e uma caminhada na Rua da Praia, às 17 horas.
Ester Scotti (reg. prof. 13387)