Plenário

CTG Lanceiros da Zona Sul receberá Comenda da Câmara

Sessão Solene concede o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Antônio Sérgio Silva de Sales. Na foto, o vereador Paulinho Motorista
Vereador Paulinho Motorista (PSB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na sessão desta quinta-feira (25/8), o projeto de resolução que concede a Comenda Porto do Sol ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lanceiros da Zona Sul. A proposta é do vereador Paulinho Motorista (PSB). A Comenda é concedida a pessoas físicas ou jurídicas que, com atuação pública na área do conhecimento humano – em educação, comunicação, economia, saúde, esporte, ciência, meio ambiente, tecnologia, cultura, religião, trabalho comunitário ou direitos humanos –, tenham contribuído para o enriquecimento da cidade de Porto Alegre.

O CTG Lanceiros da Zona Sul foi fundado em 1º de setembro de 1979, com sede no Bairro Belém Novo, no extremo sul da capital gaúcha, tendo como lema “De lança firme na mão, cultuamos a tradição”. Desde sua fundação, além de divulgar a cultura gaúcha no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o CTG Lanceiros da Zona Sul envolve-se em diversas atividades sociais na comunidade, desenvolvendo oficinas de dança, artesanato, música e história do Rio Grande do Sul, dentre outras formas de desenvolvimento cultural e social.

Engajado nas atividades artísticas, o CTG, por diversas vezes, participou do Festival de Danças Tradicionais Mirim (Festrim), do Festival de Danças Tradicionais Juvenis (Juvenart), realizado na cidade de Santa Maria, e do Encontro de Arte e Tradição (Enart), realizado na cidade de Santa Cruz do Sul, que até o ano de 1998 era conhecido como Festival Gaúcho de Arte e Tradição (Fegart) e era realizado na cidade de Farroupilha.

Durante suas inúmeras participações, o CTG conseguiu a terceira posição em duas ocasiões e, finalmente, em 2002, conquistou o título de Campeão Estadual de Danças Tradicionais, sagrando-se como o primeiro CTG da cidade de Porto Alegre campeão estadual de danças tradicionais.

No ano de 2003, teve participação destacada no evento 2º Cante e Encante o seu CTG, situação na qual com a música Ao Sul do Meu Lugar, de Leandro Berlesi, obteve o primeiro lugar na linha Cante o Seu CTG. Desde 1997, o CTG Lanceiros da Zona Sul realiza anualmente o evento Natal Gaúcho, adaptação à cultura gaúcha do nascimento do menino Jesus, com a presença dos integrantes dos grupos de dança e de pessoas da comunidade de Belém Novo, somando um total de duzentos integrantes, tendo já sido assistida por mais de dez mil pessoas, além de ser transmitida no programa Galpão Crioulo, em rede aberta de televisão.

O CTG Lanceiros da Zona Sul teve participação no Festival Internacional de Cinema de Gramado e no Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, e todo ano participa do desfile temático da Semana Farroupilha, divulgando as tradições do Estado do Rio Grande do Sul.

“O CTG Lanceiros da Zona Sul orgulha-se de ser uma entidade que traz consigo um grande sentimento familiar de união, no qual se vê harmonia na convivência entre crianças, jovens e adultos, tendo ótima relação com a comunidade local”, afirma Paulinho.

Assessoria de Imprensa/CMPA
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)