Plenário

CTG referência em acessibilidade pode ganhar Diploma Honra ao Mérito

Comparecimento do secretário municipal da saúde, Erno Harzheim. Na foto, o vereador Paulo Brum.
Vereador Paulo Brum (PTB) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução de autoria do vereador Paulo Brum (PTB) que concede o Diploma Honra ao Mérito ao CTG Pousada da Figueira. O CTG é uma entidade cultural sem fins lucrativos fundada em 29 de junho de 1988, a partir da reunião de empreendedores da comunidade do Bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Com o lema “a qualquer hora, em qualquer lugar, a tradição hei de honrar”, o CTG Pousada da Figueira desenvolve atividades relacionadas à preservação da cultura gaúcha, oferecendo suas instalações às necessidades da comunidade e desenvolvendo atividades sociais e recreativas.

O CTG desponta como referência no âmbito da acessibilidade universal, da inclusão social e da sustentabilidade. Esses projetos vêm sendo implantados de forma gradual desde 2010. Inicialmente, houve a adaptação dos sanitários, depois a instalação de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com deficiência e rampas de acesso, prosseguindo com a retirada do mobiliário que impedia ou dificultava a mobilidade interna no galpão. Isso se deve ao fato de que o jovem Samuel Kunrath Ferraz, que era uma pessoa com deficiência e cadeirante, começou a frequentar o CTG Pousada da Figueira em 2010. Sensibilizados com o esforço e a força de vontade que Samuel fazia para participar das mais diversas atividades do CTG, na função de patrão, iniciou-se a adaptação dos espaços para que ele pudesse se sentir “em casa” e tivesse acesso facilitado a todas as dependências do galpão.

Assim, as adaptações foram sendo executadas e o galpão, como um todo, foi sendo modificado. Foi construído um sanitário exclusivo e apropriado para pessoas com dificuldade de locomoção. Em 2016, o CTG Pousada da Figueira obteve a distinção da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, sendo agraciado com o Selo de Acessibilidade, por ter alcançado mais de 90% de acessibilidade. No ano de 2017, houve a complementação da acessibilidade com a instalação de piso táctil, desde os pontos de parada obrigatórios (paradas de ônibus) próximos até as dependências do galpão e a instalação de rampa para acesso ao palco. Dessa forma, o CTG Pousada da Figueira passou a disponibilizar aos associados, à comunidade, aos amigos e a visitantes suas dependências plenamente adaptadas às pessoas com deficiência.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)