Mês da Mulher

Curta sobre Matilde Cechin é lançado na Câmara

O filme conta a vida da professora que colaborou para o empoderamento da população humilde.

Periodo de comunicações no plenário. Na foto, a senhora Matilde Cechin
Matilde Cechin em evento realizado no início de março no Legislativo (Foto: Carolina Andriola/CMPA)

O curta-metragem Matilde Cechin foi lançado nesta quarta-feira (22/3) no Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). O filme é a terceira produção cinematográfica do projeto Memorial das Mulheres RS. O ato de lançamento e exibição fez parte da série de ações da Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo da Capital, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. 

O Projeto Cinematográfico Memorial das Mulheres do RS é coordenado por Naia Oliveira e consiste em apresentar a participação histórica de mulheres gaúchas e as conquistas dos direitos, da valorização e do respeito às mulheres. Já foram lançados, no Legislativo da Capital, os curtas sobre a ex-vereadora e ex-deputada estadual Dercy Furtado e sobre a socióloga Enid Backes. 

A professora Matilde Cechin trabalhou na organização dos galpões de reciclagem em Porto Alegre e em várias outras cidades. Foi uma das organizadoras da Rede Mística Feminina do Meio Popular. Com o religioso marista Antônio Cechin, já falecido, Matilde consagrou sua vida servindo aos humildes. Ela e o irmão atuaram na periferia de Canoas, onde deram início às caminhadas das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s).

Junto com os catadores, os irmãos Matilde e Antônio levaram a ecologia para dentro da Igreja. Em Canoas, depois nas Ilhas do Guaíba e em outros bairros de Porto Alegre, os dois fizeram um trabalho de libertação e empoderamento do povo empobrecido por meio da educação, voltado especialmente às mulheres, aos negros, aos índios e aos jovens. 

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)