COMISSÕES

Cuthab discute melhorias na Praça Dinah Nery Pereira

18ª Reunião Ordinária da CUTHAB trouxe como pauta, por proposição da vereadora karen Santos, o pedido de melhorias na Praça Dinah Nery Pereira (Hípica) e nas vias do seu entorno (sinalização de trânsito, redutor de velocidade) devido aos riscos à população. Participaram da reuinião o Diretor-Presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) Pedro Bisch Neto ; o Secretário Municipal de Serviços Urbanos (SMSURB), Vitorino Baseggio; e o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) Adão de Castro Júnior.
Reunião ocorreu esta manhã (Foto: Fernando Antunes/CMPA- Uso público, resguardado o crédito obrigatório)

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) tratou em reunião na manhã desta terça-feira (27/05) sobre melhorias na Praça Dinah Nery Pereira, localizada no bairro Hípica, zona sul da Capital. A reunião foi proposta e conduzida pela vereadora Karen Santos (PSOL), presidente da Comissão.

João Luís da Silva, prefeito da praça, destacou a necessidade de reforçar a segurança no entorno, especialmente nas ruas Antônio Pinheiro Cabral e Dr. Hermes Pachêco. “Gostaríamos de ter sinalização, quebra-molas para diminuir a velocidade, já tivemos atropelamento de cães, freadas bruscas, crianças podem ir ali atrás de uma bola, cães com os seus tutores.” Por fim, destacou ainda outras melhorias necessárias. “Temos toda uma estrutura que podemos melhorar, com lixeiras, com iluminação, com podas frequentes, com cuidados de limpeza para que os moradores se conscientizem e estejam mais presentes”, finalizou. 

Ana Paula Lacerda, representante da comunidade, apresentou os principais problemas e sugestões de melhorias para o espaço. “Uma maior iluminação, com refletores na quadra de futebol que à noite não tem, uma calçada regular adequada para caminhadas e corridas, placas de sinalização de trânsito e lixeiras”, sugeriu. 

Vitorino Baseggio, secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), explicou o cronograma previsto para a realização de melhorias e destacou a importância da atuação integrada com outras secretarias municipais. “A inclusão de novos bancos e a reforma no parquinho já temos programada para o segundo semestre, mas sugiro que marquemos uma visita no local para conversarmos juntos, porque algumas coisas dependem de projetos da SMAMUS (Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade)”, explicou. 

Carlos Pires, diretor de operações da Empresa Pública de Transporte e Circulação - EPTC, propôs ações de conscientização da comunidade sobre o descarte irregular de resíduos. “Uma ação conjunta entre moradores e DMLU para podermos evitar que outras pessoas que não são do local larguem o lixo ali.” Também ilustrou medidas de fiscalização para coibir o estacionamento irregular na área da praça.“Os carros na praça colocam as crianças em risco, numa primeira visita vamos avisar e na segunda vamos autuar para que se resolva esse problema de veículos em cima da via”, exemplificou. 

Nos encaminhamentos ficou estabelecido o agendamento de uma visita no local em conjunto com a SMSUrb, a SMAMUS, o DMAE, DMLU e a EPTC. Também foi definido o envio de um pedido de informação ao DMAE referente a problemas apresentados nas obras realizadas na localidade. 

 

 

 

Texto

Laura Paim (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)