Comissões

Cuthab medeia audiência da comunidade da rua Honduras com prefeitura

Moradores reclamam de melhorias em infraestrutura

  • A situação das famílias da Rua Honduras.
    Situação de moradores que sofrem com alagamentos foi discutida na comissão
  • A situação das famílias da Rua Honduras. Na foto, morador da localidade
    Moradores participaram da reunião de modo virtual

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião nesta terça-feira (21/9) para tratar da situação das famílias da Rua Honduras, no loteamento Mariante, na Lomba do Pinheiro, Zona Leste de Porto Alegre. O vereador Cassiá Carpes (PP) comandou os trabalhos, que foram solicitados pelo vereador Mauro Pinheiro (PL).

A comunidade reclama de alagamento constantes, saneamento precário, falta de pavimentação, entre outros problemas crônicos. “A gente não tem pra onde ir e quando chove o esgoto volta pra dentro de casa”, destacou Israel Silva de Moraes, morador da comunidade. “Quando chove entra água nas casas. A crianças passam por dentro do esgoto para irem à escola. Pessoas com deficiência não podem sair de casa quando chove”, acrescentou Daniela dos Santos.

Infraestrutura

O diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, explicou que a instalação do sistema de esgoto da rua foi executada sem a infraestrutura necessária e por esta razão o serviço não funciona da maneira correta. “Nós reconhecemos o problema, mas a solução é muito difícil. Precisamos de um estudo do sistema de drenagem completo da região”, explicou. 

A secretária-adjunta de Habitação e Regularização Fundiária, Simone Somensi, lembrou que o loteamento teve origem na década de 1990 de forma irregular. A prefeitura realizou a regularização do local e hoje cerca de 80% dos moradores têm a matrícula dos imóveis. “O próximo passo é a contratação de estudo de impacto ambiental e de risco. Gostaria de sugerir à comunidade a organização para tentar via Orçamento Participativo e por emendas parlamentares e impositivas o recurso para dar seguimento ao projeto”, acrescentou.

Vistoria

Ficou definido que a prefeitura, através do Dmae e Secretaria de Serviços Urbanos, juntamente com a Cuthab, fará uma vistoria no local para analisar a possibilidade de executar serviços paliativos que podem manter os arroios limpos por mais tempo dar condições de trafegabilidade na rua. A comunidade se comprometeu a buscar apoio no Orçamento Participativo para angariar recursos, que não estão previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022, para executar os projetos.

Também participaram da reunião os vereadores Gilson Padeiro (PSDB), Hamilton Sossmeier (PTB), Karen Santos (PSOL) e Pablo Melo (MDB).

Texto

Elisandra Borba (reg.prof. 15448)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)