DATA

504 anos da Reforma Protestante ganha homenagem da Câmara de Vereadores

Lembrança ao movimento comandado por Martinho Lutero foi proposta pelo vereador Ramiro Rosário

  • Período de Comunicações em homenagem aos 504 anos da Reforma Protestante. Na tribuna, vereador Ramiro Rosário, proponente
    Ramiro destacou o legado do movimento, como a alfabetização, a educação universal, a separação entre Estado e Igreja, a liberdade de expressão, e a visão de trabalho e desenvolvimento econômico (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem aos 504 anos da Reforma Protestante.
    Vice-presidente da Igreja Luterana do Brasil, reverendo Joel Müller, disse que Lutero lançou as bases da pedagogia moderna quando falou do ensino gratuito para todos e a divisão por faixas etárias. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Por iniciativa do vereador Ramiro Rosário (PSDB), a Câmara Municipal de Porto Alegre fez uma homenagem aos 504 anos da Reforma Protestante. O louvor ao movimento religioso ocorrido na Europa, a partir de 1517, comandado por Martinho Lutero, ocorreu no período de Comunicações desta segunda-feira, 25, com a presença de representantes da Igreja Luterana do Brasil.

Ramiro destacou a importância da reforma, não apenas no aspecto religioso, mas também na formação e evolução da nossa sociedade ocidental. Como legado do movimento, o vereador citou a alfabetização, com a tradução da bíblia do latim para o alemão, a educação universal, a separação entre Estado e Igreja, a liberdade de expressão, e a visão de trabalho e desenvolvimento econômico, amplamente defendidos pela Reforma Protestante.

“Aquelas marteladas que ecoaram em 1517, que a população certamente ouvia enquanto o monge agostiniano Martinho Lutero pregava suas 95 teses à porta da igreja, aquela população não imaginava que estava assistindo a história ser reescrita. Um novo rumo para o ocidente, um novo rumo para a humanidade”, lembrou Ramiro.

O vice-presidente da Igreja Luterana do Brasil, reverendo Joel Müller, disse que Lutero lançou as bases da pedagogia moderna quando falou do ensino gratuito para todos e a divisão por faixas etárias. “Lutero sistematizou uma nova forma de entender a educação e de pensar a escola e a sua relação com a vida e a sociedade. Na formação de crianças e jovens, os métodos de ensino e o perfil do professor e a constituição da própria teoria pedagógica”, explicou.

Edição

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)