Sessão Solene

Delegada Cristiane Ramos é Cidadã de Porto Alegre

Sessão Solene de outorga do Título de Cidadã a Cristiane Machado Pires Ramos, proposta pelo vereador Alvoni Medina.
Alvoni e Cristiane exibem o título da mais nova Cidadã de Porto Alegre (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A delegada de Polícia Cristiane Machado Pires Ramos é a mais nova Cidadã de Porto Alegre. O título, proposto pelo vereador Alvoni Medina (Republicanos) foi entregue nesta terça-feira (21/6) em cerimônia no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal.

Alvoni citou a trajetória profissional da homenageada e disse estar honrado de propor esta homenagem a quem fez e faz tanto pela população feminina e idosa do Rio Grande do Sul. “Quem não cuida dos idosos, não tem respeito pelo que já foi construído no passado e não zela pelo próprio futuro. Essa certeza conduz a missão da delegada Cristiane, a quem hoje prestamos gratidão em nome de uma crescente população que espera pela justiça das instituições e da sociedade. Por isso, se faz necessário o reconhecimento da Câmara Municipal de Porto Alegre aos relevantes serviços públicos prestados pela senhora delegada de Polícia à sociedade porto-alegrense”.

Cristiane agradeceu o título e dividiu a honraria com todos os policiais que atuam nessa área. “Obrigada a todas as equipes, a todos os policiais da Delegacia do Idoso, pois fizeram parte dessa minha história. Entendam que essa homenagem também é para vocês”, destacou. A homenageada relembrou sua infância de dificuldades no interior do estado e disse ser grata aos ensinamentos de valores recebidos pelos pais. “Meus pais criaram sete filhos nos valores da família, do trabalho e da honestidade.”

A homenageada ressaltou a importância de nunca desistir dos objetivos, mesmo tendo um caminho cheio de obstáculos, persistindo em ir pelo caminho correto. “Para fazer faculdade, fui empregada doméstica por quatro anos e consegui fazer a faculdade na Federal de Santa Maria. Talvez se não tivesse conseguido passar no vestibular a história teria sido diferente, talvez tivesse seguido o que minha mãe conseguia dentro da limitação dela, sonhar para mim. Mas ela sempre me incentivou muito a ir pelo caminho do esforço e do estudo e então cheguei até aqui e daqui sigo mais intensa e determinada, pois agora tenho a honra de ser Cidadã da capital mais linda do Brasil.“

História

Natural de Santiago (RS), Cristiane Ramos nasceu em 1981. Cursou Ciências Jurídicas e Sociais entre os anos de 2000 e 2006, na Universidade Federal de Santa Maria. Em 2003, ingressou no Ministério Público do RS, onde atuou até 2012, quando foi nomeada para dar início ao Curso de Formação de Delegados de Polícia na Academia da Polícia Civil, em Porto Alegre. Atuou em Delegacias de Pronto Atendimento da região metropolitana e da Capital. Em janeiro de 2019 assumiu a titularidade da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa de Porto Alegre, atuando com foco na prevenção e combate às violações de direitos da população maior de 60 anos. Criou o projeto Acolher 60+, de reestruturação da Delegacia do Idoso, para melhorar o atendimento ao público e o conforto dos servidores policiais. Integra o Conselho de Ética da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (ASDEP) e é vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa do RS.

Texto

Ana Luísa Vieira (estagiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)