DESTAQUES

Desembargador Francisco Rossal de Araújo recebe título de Cidadão de Porto Alegre

Homenageado é presidente do TRT4, natural de Alegrete e personalidade incontestável do meio jurídico

Presidente TRT4
Presidente TRT4
convite
convite

O desembargador federal Francisco Rossal de Araújo, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), receberá o título de Cidadão de Porto Alegre, em sessão especial que será realizada nesta quinta-feira, dia 30 de junho, às 17h, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. A proposição para a homenagem é de autoria do vereador Pedro Ruas, tendo sido aprovada por Unanimidade.

 

               Natural de Alegrete/RS, o homenageado assumiu como presidente do TRT no dia 03 de dezembro de 2021. Rossal ingressou na magistratura em 27 de setembro de 1990, quando tomou posse como juiz do Trabalho substituto da 4ª Região. Em 22 de junho de 1993, assumiu a titularidade da 1ª Vara do Trabalho (VT) de Erechim. Também foi titular da VT de São Gabriel, da 27ª VT de Porto Alegre, da VT de Rosário do Sul e da 16ª VT de Porto Alegre. Tomou posse como desembargador em 28 de maio de 2012. Foi vice-presidente do TRT-RS no biênio 2019/2021. Francisco Rossal de Araújo formou-se em 1988 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde também alcançou o grau de Mestre em Direito Público. É professor de Direito do Trabalho da Universidade Federal gaúcha desde 2007, aprovado em primeiro lugar em concurso de provas e títulos. Presidiu a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV) entre 2000 e 2002, onde sempre defendeu o papel da justiça trabalhista na formação de uma sociedade mais igualitária e justa, tema que ele destacou como foco na solenidade de posse na presidência do TRT.

                Conforme Pedro Ruas, que é advogado trabalhista e inclusive presidiu a Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra) e foi conselheiro da OAB Nacional, o homenageado é um exemplo a ser seguido por aqueles que labutam por justiça social no Brasil. Ruas, que é porto-alegrense, mas cuja família, por parte de mãe, também é do Alegrete, os Fagundes, se diz honrado em contribuir para conceder o título de Cidadão de Porto Alegre para Rossal de Araújo. (foto desembargador : site TRF4)

 

Texto

Jurema Josefa , Assessoria de Imprensa

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)