Plenário

Dia Nacional do Corretor de Imóveis é celebrado na Câmara

  • Período de Comunicações em homenagem ao transcurso do Dia Nacional do Corretor de Imóveis.  Na foto, vice-presidente do Creci - RS, Naor Lagoas.
    Naor Lagoa destacou que a profissão de corretor de imóveis é regulamentada (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem ao transcurso do Dia Nacional do Corretor de Imóveis. Na tribuna, presidente Márcio Bins Ely, proponente e presidente do Creci - RS.
    Vereador Márcio Bins Ely (PDT) foi o proponente da homenagem (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O período de Comunicações da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta segunda-feira (30/8), foi destinado para homenagear o transcurso do Dia Nacional do Corretor de Imóveis, comemorado em 27 de agosto. O proponente da homenagem foi o vereador Márcio Bins Ely (PDT), que é o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul (Creci-RS).

 

O ex-presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) e do Creci-RS, Edmundo Carlos de Freitas Xavier, um dos líderes do processo que deu origem à Lei 6530/78, que regulamentou a profissão do corretor de imóveis no país, também estava presente à homenagem. Xavier aponta que, “na época do debate no STF, ouvi a opinião do ministro (João Baptista) Cordeiro Guerra, que dizia que corretor de imóveis era uma atividade de patente vulgaridade e não necessitaria ser regulamentada. Essa afirmação equivaleu como uma punhalada”. A partir disso, conta o ex-presidente, “cuidamos de montar, antes da lei, um curso para corretores de imóveis”. Ele recorda que a Escola Técnica de Comércio, ligada à Faculdade de Economia da UFRGS, foi uma das precursoras da iniciativa. “A partir daí, o corretor começou a crescer e, com uma sequência de acontecimentos, inclusive a lei regulamentando a profissão”, afirma. Xavier aponta que a atividade do corretor de imóveis é “útil, necessária, perdura e perdurará por muitos anos”.

 

Naor Eduardo da Silva Lagoa, 2º vice-presidente do Creci-RS, elogiou o ex-presidente Xavier pela luta em prol da regulamentação do corretor de imóveis, apontando que “hoje, das mais de 800 profissões que existem no Brasil, apenas 33 são efetivamente previstas no código civil e estão devidamente regulamentadas” e que uma delas é a de corretor de imóveis. Naor acredita que, “com o trabalho constante de profissionais abnegados, cada vez mais vamos evoluir e agregar mais aos nossos profissionais e à sociedade.” O orador ainda agradeceu o apoio do Cofeci, que “auxilia na qualificação e valorização dos profissionais”.

 

Márcio Bins Ely considerou “justa homenagem a esses profissionais que estão na ponta da cadeia produtiva da construção civil” e fazem “diferença na realização do sonho da casa própria”. O presidente do Legislativo aponta Xavier como um “ícone do mercado imobiliário” e agradeceu seu empenho “para que tivéssemos profissão regulamentada, direitos, obrigações e deveres assegurados para praticarmos os atos da nossa profissão”. Bins Ely salientou a diversidade de funções do corretor de imóveis, que atua na compra e venda de imóveis, gestão de condomínios, e avaliações de imóveis, entre outras funções. O presidente da Câmara aponta que o Creci-RS faz a melhor fiscalização do Brasil.

 

O vereador ainda elogiou a gestão do Cofeci, presidida por João Teodoro da Silva, considerando-a “moderna, proporcionando qualificação profissional através do ensino à distância” aos corretores de todo o país. Bins Ely salientou que, no período da pandemia, “aumentaram em 668% as consultas a sites de locação”, frisando que “as pessoas passam a ter novas preocupações, migrando de imóvel próprio para locação, buscando espaço onde se possa comportar a família e o home office”. O vereador afirmou que “todos os impostos municipais têm a ver com o mercado imobiliário” e reforçou que “35% do mercado é composto por corretoras”.

 

Moisés Barboza (PSDB), Aldacir Oliboni (PT), Airto Ferronato (PSB), Pedro Ruas (PSOL), Alexandre Bobadra (PSL), Mônica Leal (PP), Claudio Janta (SD), Daiana Santos (PCdoB) e Comandante Nádia (DEM) fizeram uso do microfone de aparte para saudar os homenageados. Além de Xavier e Naor, também estiveram presentes no plenário: Antônio Nascimento Fernandes, 1º secretário do Creci-RS; Iara Migon, 2ª tesoureira do Creci-RS; Manoel Dias, assessor jurídico do Cofeci; Maria Aparecida Machado, representante do Departamento de Tradições Gaúchas do Creci-RS; e Amauri Fraga, representando o Sindimóveis.

Texto

Rian Ferreira (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:CofeciCrecicorretor de imóveis