Dia Nacional do Trânsito

Dia Nacional do Trânsito: frota de veículos cresce 70% em dez anos

Veículos no trãnsito do centro
Veículos no trãnsito do centro (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O dia 25 de setembro marca o Dia Nacional do Trânsito. A data reforça a importância da conscientização da sociedade sobre cuidados básicos e comportamento em vias públicas – tanto para condutores de veículos quanto para passageiros e pedestres.

Hoje, na maioria das cidades, falar sobre trânsito é sinônimo de discutir problemas de mobilidade. Essa associação da palavra trânsito a um significado negativo tem explicação. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos dez anos houve crescimento de 70% na quantidade de automóveis no Brasil. Em 2008, eram 32 milhões de veículos, número que chegou a 54,7 milhões em 2018.

Segundo o IBGE, em 2018 o Rio Grande do Sul é o 4º estado brasileiro com o maior número de veículos – são 7.077.972, ficando atrás do Paraná, com 7.571.122 veículos; Minas Gerais, com 11.191.341 veículos; e São Paulo, com 29.057.749. Conforme o mesmo instituto, só em Porto Alegre, no mesmo período, eram 880.282 veículos.

Com o objetivo de melhor o trânsito da Capital e a mobilidade das pessoas, o vereador André Carús (MDB), tem trabalhado arduamente com projetos, desde 2010, para cumprir essa promessa. Aqui, podemos citar algumas delas:

Lei nº 12.482/18: obriga o Executivo a prestar contas das receitas originárias das multas de trânsito e de sua destinação por meio da divulgação das informações em seu site oficial, em local de fácil acesso ao público, e também utilizando outros meios e instrumentos legítimos. Essa lei deverá informar ao cidadão quanto foi arrecadado de multa por estacionar em local proibido, por exemplo, e quanto deste valor será investido em manutenção de faixa de segurança, por exemplo.

Lei 10.988/10: institui a Semana Municipal de Combate à Violência no Trânsito de Porto Alegre. Essa lei tem como objetivo alertar a população sobre os graves problemas que ainda hoje enfrentamos no trânsito, sejamos motoristas ou pedestres.

Indicação 21/17: bloqueio de parte do corredor de ônibus da Av. Aparício Borges, aos domingos e feriados, para a prática de esportes, lazer e recreação.

Projeto 102/10 em tramitação: proíbe o estacionamento de veículos em uma das laterais de vias urbanas arteriais que possuam até duas faixas de circulação, em dias e horários específicos

Projeto 103/10 em tramitação: proíbe a circulação de veículos pesados nas vias urbanas arteriais que possuam até três faixas de circulação em cada sentido, em dias e horários específicos.

Com essas leis, indicações e projetos, nosso objetivo é facilitar a mobilidade em Porto Alegre e, acima de tudo, alertar a população sobre o problema que enfrentamos diariamente no trânsito: acidentes e mortes. A maioria deles, infelizmente, cometidos pela imprudência e pela falta de paciência“, conclui Carús.