Homenagem

Diploma de Honra ao Mérito é concedido a PACTO

Diploma de Honra ao Mérito é concedido a PACTO
Diploma de Honra ao Mérito é concedido a PACTO

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, presidente da “Frente Parlamentar da Dependência Química: Prevenção, Tratamento e Ressocialização” teve a satisfação de agraciar, com o Diploma de Honra ao Mérito, a instituição da Pacto - Programa de Auxílio Comunitário ao Toxicômano de Porto Alegre. A cerimônia de outorga desta homenagem foi realizada na noite do dia 21 de junho, no Auditório Ana Terra, na Câmara de Vereadores.

 A Pacto, que este ano completa 34 anos, é uma entidade sem fins lucrativos que tem por seu objetivo a prevenção, recuperação e ressocialização de dependentes químicos, além de oferecer apoio aos familiares.

A proponente da homenagem, Tanise Sabino, em sua fala de abertura destacou a trajetória da instituição e a relevância de seu trabalho: “quero expressar minha profunda gratidão à PACTO e a todos os seus colaboradores pelo trabalho inspirador que realizam diariamente. Eles têm ajudado a transformar vidas, trazendo esperança e uma nova perspectiva para aqueles que enfrentam a dependência química”.

“Gostaria de parabenizar a vereadora Tanise por agraciar a PACTO com este importante reconhecimento que é a consolidação de outros tantos reconhecimentos que a PACTO recebeu ao longo desses anos. Ela é uma parceira muito importante da saúde e da prefeitura, pois promove a ressocialização e devolve as pessoas para a sociedade”, destacou a Coordenadora da Saúde Mental de Porto Alegre, Dra. Cristiane Strake.

O Deputado Sabino, que também esteve presente na homenagem, representando a Assembleia Legislativa, referiu que “a dependência química ainda é cercada por estigmas e preconceitos. Ao homenagear a Pacto, uma instituição de tratamento da dependência química, estamos combatendo esse estigma, mostrando que a dependência é uma condição tratável e que as pessoas que lutam contra ela merecem apoio e compreensão. Isso contribui para a conscientização e a mudança de atitude em relação à dependência química na sociedade”.

O Coronel Reinaldo, que já foi Presidente da instituição por cinco anos e hoje compõe a diretoria, compartilhou a história de seu envolvimento com a PACTO e destacou: “tenho certeza que com esta homenagem teremos mais reconhecimento e divulgação do trabalho que tem salvo tantas vidas. Fico feliz de ver aqui amigos e parlamentares sintonizados, querendo o melhor para a sociedade, em especial, parabéns à vereadora Tanise pela frente parlamentar que conduz, que é indispensável para o bem-estar da sociedade”.

Um dos integrante do Conselho Fiscal da Pacto,  Sandro Cyntrão, que também fez parte da mesa de abertura, declarou que “eu tenho mais vida de PACTO, do que de vida: são28 anos Pacto. Sou grato e serei eternamente voluntário desta instituição que me acolheu e fez toda a diferença em minha vida”.  

“Todos conhecemos a temática da dependência química, mas muitas vezes não conhecemos os seus atores no processo de recuperação, por isso esta homenagem à PACTO é tão importante, pois dá visibilidade a este importante trabalho”, declarou Richard Dias, Secretário Adjunto de Administração e Patrimônio e que já foi Secretário Adjunto da Saúde.  

O Secretário Municipal da Saúde, Fernando Ritter, também participou do evento e referiu que “hoje estamos entregando para a PACTO um pouco de tudo que ela já nos entregou: gratidão”. Ritter ainda referiu que o grande mérito da Pacto é na árdua tarefa de promover o tratamento de dependentes químicos. Ele também elogiou o empenho da vereadora Tanise Sabino em se dedicar a temática da saúde mental, que segundo ele é um dos grandes males da humanidade nos dias de hoje e declarou o amplo apoio do executivo a este trabalho: “nosso total apoio a esta causa que a vereadora defende com muita garra: a inserção de psicólogos nas escolas”, salientou Ritter.

Ao receber o Diploma de Honra ao Mérito, o Presidente da PACTO, Francisco Kieling Lumertz afirmou: “é uma felicidade muito grande iniciar uma gestão recebendo um prêmio, mas também é uma responsabilidade muito grande estar à frente desta instituição e manter este belo trabalho que é realizado. Obrigado e contem sempre conosco!”

Estiveram presentes ao ato solene:  Francisco Kieling Lumertz, Presidente da Pacto; Coronel Reinaldo, ex- presidente da Pacto; Deputado Sabino; Fernando Ritter, Secretário da Saúde; Secretário Adjunto da SMAP, Richard Dias; Coordenadora da Saúde Mental da SMS, Dra. Cristiane Stracke; Sandro Cyntrão, Conselheiro fiscal da Pacto. Além disso, os grupos NAREP, NATA e Projeto Família Mais também prestigiaram o evento.

 

Edição

Caroline Strüssmann (reg. prof. 9228)