COSMAM/CUTHAB

Disponível para download – Comissões discutem alternativas para a Lomba do Sabão

  • Reunião para discurtir as ações de curto, médio e longo prazo para solucionar os problemas da Barragem da Lomba do Sabão.
    Secretário disse que decisões serão tomadas em conjunto com a comunidade (Foto: Martha Izabel/CMPA)
  • Reunião para discurtir as ações de curto, médio e longo prazo para solucionar os problemas da Barragem da Lomba do Sabão.
    Professor recomendou a retirada urgente das árvores de grande porte (Foto: Martha Izabel/CMPA)

Quais são as ações de curto, médio e longo prazo possíveis para se resolver os problemas dos moradores da barragem da Lomba do Sabão. Este o tema da reunião conjunta das comissões de Saúde e Meio Ambiente e Urbanização e Habitação na manhã desta terça-feira (8/6).  Participaram do encontro, presidido pelo vereador Jessé Sangalli (Cidadania), o vice-prefeito de Viamão, engenheiro Nilton Magalhães; o  secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado; o diretor do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Joel Avruch Goldenfum; o diretor-geral do Departamento de Água e Esgoto, Alexandre Garcia e a defensora pública Flávia Rumi Steinbruch. Das duas comissões, estiveram presentes, todos, como a reunião, de forma remota, os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Cláudia Araújo (PSD), Lourdes Sprenger (MDB), José Freitas (REP), Psicóloga Tanise Pazzim (PTB), Cassiá Carpes (PP), Karen Santos (PSOL), Pablo Melo (MDB), Hamilton Sossmeier (PTB) e Gilson Padeiro (PSDB). Ficou decidida a realização de uma audiência pública para discutir os riscos de deslizamento e inundação, além da falta de ônibus e infraestrutura no local, que fica a 14 quilômetros do Lago Guaíba e em cujo entorno vivem cerca de 2 mil famílias. Ouça, aqui, a íntegra das discussões.

Texto

Assessoria de Rádio

  • Íntegra do encontro