CEFOR

Disponível para download – Secretário apresenta resultados da gestão do patrimônio

  • Reunião de Comissão - CEFOR - Apresentação das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio e a operacionalização do Programa de Gestão do Patrimônio Imobiliário de Porto Alegre (PGPI)
    Encontro foi presidido pelo vereador Mauro Zacher (PDT) (Foto: Yasmim Fernandes Borges/CMPA)
  • Reunião de Comissão - CEFOR - Apresentação das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio e a operacionalização do Programa de Gestão do Patrimônio Imobiliário de Porto Alegre (PGPI)
    Secretário André Barbosa (Foto: Yasmim Fernandes Borges/CMPA)

O secretário de Administração, André Barbosa, participou da reunião Comissão de Economia, Finanças e Orçamento na manhã desta terça-feira (14/6). Veio apresentar um balanço das ações da secretaria desde que foi aprovado o projeto para que a prefeitura se desfaça de 156 terrenos e prédios em 33 bairros no mês passado. Disse que as principais inovações foram a criação de um fundo para o setor; a possibilidade de venda por lote, em especial para os terrenos menos valorizados e mais difíceis de comercializar; de as avaliações serem feitas em outros órgãos credenciados; de se poder usar o cálculo feito para o pagamento do imposto territorial, o IPTU, e do próprio interessado pagar pela avaliação. Outro ponto de destaque, em sua opinião, é a adoção de contratos únicos, onde a empresa vencedora da licitação é que vai contratar todos os serviços necessários, e não mais como é hoje, em que só a sede da prefeitura tem seis contratos diferentes para a manutenção de elevadores, limpeza e vigilância. Além disso, garante, ficou muito mais fácil conseguir o cercamento dos edifícios e a capina, limpeza e varrição dos terrenos, que, informa, tinham muita dificuldade de entrar no orçamento. Também participaram do encontro o ex-presidente da associação das empresas dos bairros Humaitá e Navegantes, Thomaz Nunnenkamp o assessor técnico da secretaria, Jezoni Almeida e os vereadores Mauro Zacher (PDT), Airto Ferronato (PSB), Bruna Rodrigues (PCdoB) e Moisés Barboza (PSDB). Ouça.

Texto

Assessoria de Rádio

  • Balanço do início do programa de gestão do patrimônio