Saúde

Doação de Órgãos e tecidos é pauta da visita de Tanise Sabino a ONG Via Vida

Doação de Órgãos e tecidos é pauta da visita de Tanise Sabino a ONG Via Vida
Doação de Órgãos e tecidos é pauta da visita de Tanise Sabino a ONG Via Vida

Doação de Órgãos e tecidos é pauta da visita de Tanise Sabino a ONG Via Vida

 

Você sabia que é possível registrar em cartório sua intenção de ser doador voluntário de órgãos e tecidos? E mais: que essa escritura pode ser feita em qualquer tabelionato do RS sem qualquer custo?  Sim, isto agora é possível graças a uma iniciativa inédita do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul. A Central Notarial de Doação de Órgãos possui um sistema através do qual Hospitais e Centrais de transplante podem consultar de forma sigilosa a relação de doadores e salvar vidas. Esta foi uma das pautas da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino em visita a sede da ONG Via Vida na última terça-feira, 11 de abril já que a instituição desenvolve um constate trabalho de promoção da doação de órgãos e tecidos, além de apoiar transplantados, familiares e pessoas que aguardam na lista por transplante.

 Além das Frentes Parlamentares que preside na área da saúde mental, a parlamentar Sabino está no comando da Frente Parlamentar de Justiça Notarial e Registral.  “Este tema se aproxima das principais pautas do meu mandato à medida que zela pela garantia de direitos dos cidadãos e também pelo acesso simplificado a eles. Nesta visita a Via Vida é possível confirmar como esta frente pode ajudar de forma efetiva a saúde das pessoas”, destacou Tanise Sabino.

A Via Vida conta hoje com 70 voluntários distribuídos em diversos grupos de trabalho, como explica a Vice-presidente de Relações Institucionais, Noemia Saltz, “temos várias frentes de atuação: o apoio efetivo a transplantados e suas famílias, eventos para a divulgação da causa, contação de histórias, organização do brechó que reverte em fundos para a ONG. Hoje damos suporte a 67 famílias e queremos ampliar ainda mais esta atuação, pois sempre há lista de espera e hoje o nosso espaço físico é limitado”.

A Vice-presidente administrativa, Clarisa Wolff Garcez agradeceu a visita da Vereadora Tanise Sabino, destacando que  “quanto mais falarmos do tema da doação, mais teremos oportunidade de desmistificar os preconceitos que existem em torno dos transplantes e neste sentido a sua presença aqui nos enche de alegria, pois potencializa a nossa luta”.

“Quando falo em saúde, gosto sempre de pensar na prevenção, e não na doença. Foi por isso que me identifiquei com o trabalho da Via Vida, porque traz muito a questão do cuidado, aposta na informação como ferramenta”, declarou Tanise Sabino, que aproveitou a ocasião para reforçar o convite para o Simpósio sobre Saúde Mental, que será realizado no dia 27 de abril, em parceria com a AMRIGS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre. “Inclusive a proposta do último painel é falar sobre bem estar e felicidade, que tem tudo a ver com doação de órgãos: o ato de permitir que a vida continue”, salientou a parlamentar.

A título de curiosidade, mas para destacar o potencial que tem a doação de órgãos e tecidos, a Secretária Executiva da Via Vida, Carmen Conti, que também integrou o grupo de recepção a Tanise, lembrou o caso do apresentador de Tv, Gugu Liberato.  “Costumamos dizer que uma vida salva oito, mas no caso da morte do Gugu, em 2019, 50 pacientes foram beneficiados com a doação autorizada pela família’, referiu Conti.

Fruto deste encontro devem nascer algumas parcerias entre a ONG Via Vida e a Vereadora Tanise Sabino. “Acredito que é uma causa muito importante e estou à disposição para somar, inclusive, porque tem tudo a ver com a área da saúde mental. Tanto aqueles que esperam, quanto aqueles que já foram contemplados por uma doação, bem como seus familiares, precisam de apoio emocional. Muitas pessoas estão em sofrimento emocional esperando a doação de um órgão. É uma expectativa muito grande”.

Na ocasião a Vereadora percorreu as instalações da ONG e também recebeu de presente o livro “Crônicas de Vida” uma coletânea de diversos autores que aborda a questão da doação de órgãos no cotidiano.

Texto

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228