Setembro Amarelo

É promovida ação de conscientização no Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio

É promovida ação de conscientização no Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio
É promovida ação de conscientização no Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio

No Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, os Gabinetes do Deputado Estadual Elizandro Sabino e da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino promoveram uma ação no Centro de Porto Alegre/RS, com o objetivo de trazer a conscientização sobre o Setembro Amarelo, mês dedicado à temática. A ação também foi promovida pela Frente Parlamentar de Prevenção ao suicídio, a qual a Vereadora é Presidente. 

Durante a ocasião, foram entregues materiais sobre o Setembro Amarelo, com dados e informações sobre esse assunto tão importante, além de serem promovidas conversas com pessoas que passavam pelo local. Além disso, durante o mês, também foram realizadas a iluminação de prédios públicos, a colocação de outdoor na Câmara Municipal de Porto Alegre e a Caminhada Juntos pela Vida, com o objetivo de chamar atenção sobre o Setembro Amarelo e promover o diálogo sobre a prevenção. 

Em suas palavras, o Deputado Sabino reforçou que “estamos juntos pela vida e cada um deve fazer a sua parte para ajudar quem precisa”. A Vereadora Tanise também deixou sua fala sobre o tema: “todos os dias, não apenas no Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, precisamos conscientizar as pessoas sobre os fatores de risco, sinais de alerta. Esse é o nosso papel”. A Vereadora finalizou suas palavras reforçando que “sempre, a vida é a melhor escolha”. 

Saiba mais sobre o Setembro Amarelo:

O Setembro Amarelo foi criado no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Anualmente, morrem de 800 mil à 1 milhão de pessoas e a cada 45min uma pessoa morre por suicídio no Brasil. Para pessoas que necessitam de ajuda ou precisam conversar sobre a temática, é possível entrar em contato, gratuitamente, pelo telefone 188 ou no site cvv.org.br.