EDUCAÇÃO DOMICILIAR

EDUCAÇÃO DOMICILIAR É TEMA NA REUNIÃO DA CÂMARA

Reunião Educação Domiciliar
Reunião Educação Domiciliar

O Vereador Hamilton Sossmeier (PTB), coautor do PL 001/21 - PROC. 00005/21 que versa sobre a Educação Domiciliar - em parceria com a Vereadora Fernanda Barth -, promoveu na última sexta-feira, dia 19/02/2021, uma reunião com a presença de especialistas para discutir a temática e suas nuances.

Estiveram presentes, além dos assessores do próprio vereador, a assessoria da vereadora Fernanda Barth e os convidados do vereador Hamilton: Pr. Humberto Schimitt Vieira, presidente da IPAD Ministério Restauração e ex-diretor do TRF – 4ª Região, e o Sr. Nefatli Rivera, diretor-adjunto na Universidade de Columbia/EUA e diretor de academias de “Homeschooling”.

Na oportunidade, o Sr. Neftali Rivera pôde apresentar dados institucionais que atestam os benefícios da Educação Domiciliar, bem como relatar sua experiência tanto na condição de estudante do modelo de Home School, como, posteriormente, no cargo de diretor de instituição creditadora de famílias participantes do modelo, tendo atuado em Porto Rico e nos Estados Unidos.

Na ocasião, pôde responder a perguntas que giram em torno da aplicação do modelo e explanar a maneira com que países desenvolvidos vêm cada vez mais imergindo-se na temática.

Para aqueles não tão familiarizados com o tema, Educação Domiciliar é a modalidade de ensino em que a família assume a coordenação da educação formal de crianças e adolescentes sob sua responsabilidade. Permitindo, com isso, que os alunos substituam a frequência escolar pela educação doméstica, sendo as aulas ministradas pelos familiares, professores particulares ou tutores. 

No ano de 2020, com a pandemia do Coronavírus, que ocasionou a suspensão total das aulas presenciais, que se tornaram remotas (à distância), restou evidenciada a necessidade de uma participação familiar mais intensa na educação das crianças e jovens.

Conforme os dados realizados pelo PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o Brasil aparece entre os 20 (vinte) piores colocados no ranking das 3 (três) áreas examinadas: Matemática, Ciências e Leitura. Ainda, conforme pesquisa realizada pela ANED – Associação Nacional de Educação Domiciliar, os dados apontam o crescimento real de mais de 7.500 (sete mil e quinhentas) famílias brasileiras que optaram pelo “Homeschooling”, obtendo-se um crescimento de mais de 2000% (dois mil por cento) entre 2011 e 2018. Ainda, nos 27 (vinte e sete) entes federativos, a Educação Domiciliar atende 15.000 (quinze mil) estudantes entre 4 (quatro) e 17 (dezessete) anos de idade.

Portanto, o PL objetiva ofertar aos pais a possibilidade de optarem por manterem seus filhos nas escolas regulares ou oferecer uma Educação Domiciliar, oportunizando um ensino personalizado, com um olhar diferenciado para as características individuais dos estudantes, respeitando cada faixa etária e suas peculiaridades e potencialidades.