Plenário Virtual

Educandário São João Batista lamenta falta de auxílio financeiro

50ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa Ordinária.  Tribuna Popular, Período de comunicações e ordem do dia. TRIBUNA POPULAR Educandário São João Batista. Presidente Jandira Freire. COMUNICAÇÕES Instituto ViaVida.  Dra. Maria Lucia Elbern
Jandira lamentou falta de cumprimento de emendas impositivas por parte do Executivo (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Tribuna Popular, na sessão ordinária virtual da Câmara Municipal de Porto Alegre, recebeu, nesta quinta-feira (17/9), Jandira Matilde Freire, presidente do Educandário São João Batista. Na ocasião, ela lamentou a falta de compromisso do Executivo em cumprir as emendas impositivas do orçamento do município. “Recebemos em janeiro oito emendas dos senhores vereadores, e até agora nenhum centavo chegou até a gente. Com elas, conseguiríamos manter pelo menos a parte física da nossa casa, que já é muito antiga e exige manutenções caras.” Além disso, Jandira também comentou que o espaço necessita diversas adaptações de acordo com o público que atende, pois cerca de 80% da clientela é cadeirante.

O Educandário São João Batista, como lembrou na oportunidade sua presidente, é uma entidade filantrópica que atende, atualmente, 180 crianças e adolescentes com múltiplas deficiências. Fundada  em 1939 no bairro de Ipanema, a instituição possui uma diretoria totalmente voluntária e 38 funcionários, oferecendo atividades de fisioterapia (no sol e aquática), estimulação precoce, terapia ocupacional, fonoaudiologia, atendimento social, psicológico e dentário, além de almoço e lanche diariamente para todos.

A manutenção do espaço, salientou Jandira, acontece através de donativos, rifas, brechós e festas com angariação de fundos. Por conta da pandemia, muitas dessas atividades pararam de acontecer, então as doações foram muito afetadas. “A manutenção da casa, junto com a folha de pagamento, atinge aproximadamente R$ 100 mil mensais. Arrecadar tudo isso não é pouca coisa, por isso a colaboração da sociedade é totalmente indispensável para a nossa sobrevivência."

Jandira disse ainda que a clientela é muito carente e muito invisível na sociedade em que vivemos. O atendimento que prestam ultrapassa os limites do município, recebendo também adolescentes vindos dos interior do estado. “Peço que façamos uma corrente positiva, não só de intenções, mas também de ações. Precisamos garantir que o Educandário continue funcionando. Ele foi fundado em um momento de crise, e não podemos deixar que essa pandemia impeça os atendimentos.”

Na oportunidade, falaram em apoio ao assunto os vereadores Lourdes Sprenger (MDB), Adeli Sell (PT), Márcio Bins Ely (PDT), Cláudia Araújo (PSD), Comandante Nádia (DEM), Airto Ferronato (PSB), Engº Comassetto (PT) e Mônica Leal (PP).

Texto

Lara Moeller Nunes (estagiária de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)