Plenário

Elizandro Sabino apresenta a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade

O secretário da nova Smim garantiu que 70% das obras na Orla do Guaíba estão concluídas.

Apresentação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM). Na foto: Secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana Elizandro Sabino.
Sabino pediu aos vereadores que o avisem quando detectarem problemas de fluidez na cidade (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Elizandro Sabino, compareceu à sessão ordinária desta quinta-feira (30/3) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Sabino apresentou a estrutura da Smim aos vereadores, informando a atual situação e as metas da nova pasta. Segundo o secretário, as antigas secretarias de Transporte e de Obras e Viação, além dos departamentos de Esgotos Pluviais e de Água e Esgoto, na parte destinada às obras, integram a Smim. “Tudo o que diz respeito a obras é comandado pela Smim. Todo o aporte técnico está nesta secretaria”, afirmou.

Sabino exibiu planilhas detalhadas sobre o andamento das obras na cidade, expondo valores e prazos. Conforme o secretário da Smim, muitas obras estão paradas na Capital por conta do decreto do Executivo que suspendeu o pagamento de dívidas da gestão anterior. Por isso, algumas empresas interromperam o trabalho por não terem os saldos quitados pela prefeitura. 

Atualmente em Porto Alegre, de acordo com Sabino, há sete obras concluídas, 10 em andamento e duas que ainda não começaram, relativas às melhorias previstas para a realização da Copa do Mundo de 2014. Já as benfeitorias na Orla do Guaíba, iniciadas em maio de 2016, estão 70% concluídas. “As famílias porto-alegrenses poderão aproveitar a orla durante a noite porque haverá iluminação noturna”, comentou. Ao final, Sabino se colocou à disposição dos vereadores para ouvir pautas e demandas.

Vereadores

Os vereadores manifestaram suas considerações sobre a Smim:

ANCORADOURO - O presidente da Frente Parlamentar do Turismo, João Carlos Nedel (PP), disse que tem consciência dos valores e do andamento da revitalização da Orla do Guaíba, mas está preocupado porque alguns barcos estão sem trabalhar há um ano em função da reforma no ancoradouro, que deverá ser concluída em outubro. “É um prejuízo muito grande para o turismo dessa cidade”, lamentou. O vereador, que já havia falado com o secretário Elizandro Sabino sobre o assunto, reforçou o pedido para que o ancoradouro seja prioridade nas obras da Orla, de modo que os barcos voltem a trafegar no Guaíba. (CM)

INUNDAÇÃO - Mauro Pinheiro (REDE) contou que foi até o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) para relatar as dificuldades enfrentadas pelos moradores do entorno do Bairro Rubem Berta, que sofrem com inundações motivadas por uma obra inacabada. De acordo com o vereador, faltam 150 metros para concluir a tubulação, que precisa ser feita cinco metros abaixo da terra, o que exige maiores recursos. “Peço que ela seja incluída nas prioridades da cidade, pois, na próxima chuva, poderão ocorrer novas inundações. A conclusão será de grande utilidade para o Rubem Berta e para as vilas no entorno”, concluiu. (CM)

OBRAS - Adeli Sell (PT) agradeceu especialmente a presença do secretário municipal Elizandro pelas três visitas à Avenida Tronco, no Bairro Vila Cruzeiro. O petista falou sobre a importância de fazer uma agenda para atender toda a região. Também ressaltou o perigo da falta de sinalização das obras para que se possa retomá-las e adequá-las. Outra questão discutida foi a necessidade de funcionamento das obras em grandes vias, pois a execução das mesmas em grande circulação de veículos causa transtorno e afeta a mobilidade no trânsito. Adeli defendeu a interlocução do Executivo com a Câmara para que problemas sejam enfrentados efetivamente. (MF)

OBRAS II - Sofia Cavedon (PT) questionou sobre o Orçamento Participativo cujas plenárias foram suspensas neste ano, sobre os recursos do governo federal para obras paradas da Copa do Mundo e questionou o critério de prioridade para execução das obras na cidade. Cavedon questionou também qual a perspectiva das obras para as moradias que pagam aluguel social na Vila Tronco e na Vila Liberdade. De acordo com a vereadora, faltam esclarecimentos do Executivo. (MF) 

DIÁLOGO - Mauro Zacher (PDT) falou sobre a importância da presença de secretários que prestam contas na Casa. Embora muitas pessoas venham a se reunir com suas posições formadas, disse que é preciso fortalecer a participação popular, mesmo com recursos escassos no município. Zacher desejou um bom trabalho ao secretário e às obras que ficaram na cidade, pois são de extrema relevância para a população, de acordo com o vereador. (MF) 

OBRAS III - Luciano Marcantônio (PTB) parabenizou o trabalho do secretário, que torna a secretaria tão importante para os cidadãos porto-alegrenses e dá continuidade a projetos e obras construídas na gestão passada. O vereador falou sobre iniciar novos projetos que atendam melhor às necessidades das pessoas que mais precisam. Ele também destacou a obra da Orla do Guaíba, que, na sua opinião, será um grande ponto de referência no turismo. “É através da condução de uma secretaria que vamos avançar na questão de infraestrutura e da mobilidade urbana na nossa cidade”, concluiu.  (MF) 

APOIO – Idenir Cecchim (PMDB) iniciou sua fala criticando a vereadora Sofia Cavedon (PT) pelas críticas e disse que a melhoria das vias está sendo realizada e que são do interesse público, pois são vias que alimentam a cidade. O vereador também parabenizou o secretário Elizandro Sabino pelo trabalho que está sendo feito e ressaltou que precisará de muita disposição e pulso para fazer o que ainda precisa num curto espaço de tempo, mas que terá todo seu apoio. (PB)


RECONHECIMENTO -
  Cassio Trogildo (PTB) elogiou a coragem e o desafio do secretário, que antes iria assumir a Presidência do Legislativo municipal, porém aceitou de ir para o Executivo. Tendo a experiência de também ter gerido a Smov, Trogildo disse sabe dos desafios de uma secretaria como a Smim. “Dentro da nova estrutura, haverá muitas responsabilidades. A antiga Smov teve como desafio as obras da Copa, mas dentro da matriz de responsabilidade estavam incluídas as obras da cidade que ficaram para a população”, explicou. Trogildo lembrou que a obra da Vila Tronco, que abriga 1.625 famílias, também é um empreendimento de mobilidade importante para a Capital. O vereador finalizou dizendo que Porto Alegre aumentou o número de obras porque conseguiu financiar a contrapartida. “Depois de seis anos, os incrementos de aditivos dos financiamentos não cobriram o término das obras. Temos a plena certeza que o atual gestor fará um belo trabalho.” (PB)

Considerações finais

Respondendo aos questionamentos dos vereadores, o secretário Elizandro Sabino falou que a conclusão da reforma no ancoradouro, demanda da Frentur, foi encaminhada e, assim que a Smim tiver uma posição, dará retorno à Câmara. Disse ao vereador Mauro Pinheiro que esteve no Bairro Rubem Berta e observou que as obras são estruturais, existindo uma complexidade de via e financeira. “Há restrição de brevidade, em curto prazo, mas estaremos cobrando esta resolução”, disse  

Sobre a mobilidade na Avenida Protásio Alves, questionada por Adeli, Sabino afirmou, em toda obra viária, deve haver uma interlocução precisa com a EPTC. "Nós temos trabalhado, mesmo com dificuldades e alertados pela própria imprensa de que a obra estava no sentido do fluxo e estamos tendo o total cuidado de sempre afinar as obras de acordo com o andamento da cidade”, declarou.

À vereadora Sofia Cavedon (PT) Sabino respondeu que, em relação às obras da Copa, de forma transparente tem restabelecido as prioridades. “Estamos dependentes de pagamento para o bom desempenho e vamos dialogar com todas as empresas. Temos a informação, por exemplo, que as obras da Copa são feitas por 14 empresas, porém estamos negociando com cada uma delas”, finalizou. 

Sabino ainda agradeceu pelas manifestações de apoio ao trabalho da Smim e pediu para que os vereadores, quando identificarem algum problema na fluidez do trânsito, se comuniquem com o gestor para que juntos possam contribuir com as melhorias da cidade. “Fiquei satisfeito pelo convite de vir a esta Casa e desejo voltar para debater outros temas de nossa atribuição.” (PB)

Texto: Cleunice Schlee (estagiária de Jornalismo)
          Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
          Priscila Bittencourte (reg. 14806)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)


Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
           Munique Freitas dos Santos (estagiária de Jornalismo) 

           Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)