DIREITOS HUMANOS

Entidade que reúne Ex-presos políticos elege diretoria

Integrantes da AEPPP-RS de todo o RS, de SP e até mesmo dos Estados Unidos participaram. Pedro Ruas foi eleito Diretor de Assuntos Institucionais

Eleição da Associação Ex-presos Políticos
Eleição da Associação Ex-presos Políticos

A Associação de Ex-presos e Perseguidos Políticos do Rio Grande do Sul (AEPPP-RS) elegeu sua nova diretoria, conselho fiscal e deliberativo na assembleia geral realizada no dia 15/04/23. No evento, do qual participaram cerca de 100 pessoas, na Sala Adão Pretto na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, o jornalista Sérgio Bittencourt foi eleito presidente por aclamação (assim como toda a chapa) composta por 39 pessoas. Por seu histórico em apoiar e travar lutas em favor dos perseguidos políticos e para a condenação dos responsáveis pelas torturas e mortes, o vereador Pedro Ruas, Líder do PSOL, foi incluído na diretoria como Diretor de Assuntos Institucionais. Na foto, Ruas com Sérgio Bittencourt e Jair Krischke.

A assembleia foi presidida pelo ex-preso político e ex-deputado Raul Carrion e secretariada por Rodrigo Barbosa. Carrion salientou que a eleição da nova diretoria marca a retomada da luta pelos direitos dos anistiados e contra o esquecimento dos crimes praticados durante a ditadura militar, além de restabelecer a defesa do Estado Democrático de Direito contra as ações da extrema direita no Brasil e no mundo. Jair Krischke, um dos criadores e presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), defendeu que as iniciativas de resgate das memórias da ditadura militar tenham o caráter de política pública, envolvendo a participação do Estado.

O ex-deputado e ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont afirmou que  o crescimento do fascismo e da extrema direita chegaram ao ensino e às escolas, colocando em disputa a versão do que realmente aconteceu e o que foi a ditadura militar no Brasil. Ex-preso político e militante histórico, Pont advertiu que restabelecer a memória deste período é extremamente importante para que a sociedade jamais esqueça as atrocidades cometidas durante "os anos de chumbo".  Pedro Ruas enfatizou que a capital gaúcha assumiu um papel de protagonismo no Movimento pela Legalidade, quando a Câmara aprovou e promulgou o nome da avenida de entrada na cidade de Da Legalidade e Democracia, em lugar de Avenida Castela Branco. Pedro Ruas lamentou que após quatro anos de disputa, a Justiça não acolheu a substituição desta que é uma das principais vias de Porto Alegre.

Entre os muitos participantes dessa assembleia, figuraram, ainda, a presidente da Comissão dos Direitos Humanos, deputada estadual Laura Sito; o senador Paulo Paim, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado; as deputadas estadual Bruna Rodrigues e federal Maria do Rosário; o vereador o vereador Giovani Culau (PCdoB); o chinês, Peter Peng,  naturalizado brasileiro que vive nos Estados Unidos, preso e torturado no Brasil durante a ditadura, e os advogados Paulo Sérgio Turazza e Shigueru Sumida, que vieram de São Paulo. 

O encontro da AEPPP-RS foi marcado por duas homenagens: para o seu último presidente, o Capitão José Wilson da Silva, mais conhecido por "Tenente Vermelho", que foi assassinado em 10 de dezembro de 2021, e para Nilce Cardoso, ex-diretora da AEPPP-RS, falecida em fevereiro de 2022, aos 77 anos, sem a merecida justiça de ver os seus algozes condenados.

Quem é o novo presidente

Nascido em Porto Alegre, no dia 2 de julho de 1952, o presidente da AEPPP-RS, Sérgio Bittencourt, estudou no Colégio Júlio de Castilhos (Julinho), onde iniciou sua participação política no Movimento Estudantil. Em 1969 foi eleito dirigente União Brasileira de Estudantes Secundários – UBES. No ano seguinte, ingressou no Curso de Direito da UFRGS passou a militar na Ação Popular Marxista-Leninista (AP). Na época, estudava, trabalhava como vendedor de máquina na FACIT (empresa multinacional fabricante de produtos de escritório) e continuava militando politicamente. Bitencourt foi preso no dia 12 de abril de 1972,  na frente da FACIT. Colocado em um fusca, foi levado para o DOPS, onde foi torturado. Na primeira sessão de tortura, que durou 12 horas, foi submetido a pau-de-arara, choques elétricos (maricota) nas orelhas, lábios e órgão genital, cadeira do dragão, estopa molhada no órgão genital para potencializar o choque, afogamentos, pirelli (tira de borracha), telefones (tapas nos ouvidos), espancamentos, tapas, socos, chutes, queimaduras com cigarro.

            Sérgio Bitencourt relatou à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos Subcomissão da Memória, Verdade e Justiça, instituida pelo deputado Pedro Ruas, (2015/2017) na Assembleia Legislativa, que as  torturas eram geralmente conduzidas por Pedro Seelig e por Nilo Hervelha, com a participação de militares do III Exército. Sofreu torturas psicológicas, sendo ameaçado de morte e de prenderem a sua irmã. Ficou preso de abril a junho de 1972. A partir de 1975, participou como integrante do MDB, das campanhas pela Anistia Ampla Geral Constituinte e por uma por uma Constituinte Exclusiva. Em 1977 Bitenka, como é conhecido, ajudou a fundar a Associação de Profissionais em Processamento de Dados (APPD), que mais tarde recebeu a carta sindical, tornando-se Sindicato dos Profissionais em Processamento de Dados. Se filiou ao PDT em 1983, e participou do Movimento Diretas Já. Em 1992, começa a militar no Movimento de Justiça e Direitos Humanos – MJDH. Em 1998, articula com outros companheiros e funda o Movimento de Ex-Presos e Perseguidos Políticos (MEPPP). Entre 2003 e 2007, foi eleito presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos e, entre 2005 e 2015, foi um dos coordenadores do Movimento de Ex-Presos e Perseguidos Políticos.

Direção eleita para a AEPPP-RS

Presidente: Sérgio Luiz Bittencourt, 1ª Vice: Jurema da Silva Mello, 2º Vice: Jair Krischke,3º Vice: Raul Kroeff Machado Carrion, 1º Secretário: Raul Jorge Anglada Pont, 2ª Secretária: Antônia Mara Vieira Loguércio, 1º Tesoureiro: Matilde Brodt dos Santos, 2º Tesoureiro: Cláudio Antônio Weyne Gutierrez, Diretor de Relações Institucionais: Pedro Luiz Fagundes Ruas, Diretor de Comunicações: Ramiro Nodari Goulart. Conselho Fiscal/titulares: Carmen Martin Lopes,Roger Vieira Barbosa,José Aveline Neto/Suplentes:Helenira Lopes,Álvaro Alberto Aveline,Jaci Andrade. Conselho Deliberativo: Presidente: Reginaldo Ives da Rosa Barbosa, Vice-Presidenta: Márcia Prado Rotta, Secretário: Christopher Goulart/ Conselheiros: Abgail Pereira, Vereadora (PCdoB) POA; Adão Domingos dos Santos, Aloísio Rosa de Mello, Bruna Rodrigues (PCdoB), Dep. Estadual, Bruno Mendonça da Costa, Carlos Frederico Guazzeli, ex-Def Públ Geral, Daiana Santos, (PCdoB)  Dep.Federal, Eliza Kopplin Ferraretto, Eridan Magalhães, Fernanda Melchiona (PSOL), Dep. Federal, Giovani Culau (PCdoB), Vereador POA, Ignez Maria Serpa Ramminger, Ilgo João Kopplin,Jeferson Fernandes (PT), Dep. Estadual, José Vieira Loguércio, José Paulo Giacomoni,Jussara Cony, ex-Dep. Estadual, Laura Sito (PT), Dep. Estadual, Lino Brum, Luciana Krebs Genro (PSOL), Dep. Estadual, Luís Alberto de Vargas, Desembargador; Luís Arthur Aveline de Oliveira; Maria do Rosário Nunes (PT), Dep. Federal, Olívio de Oliveira Dutra, ex-Governador, Ony Teresinha, Oscar José Plentz Neto, Paulo de Tarso Carneiro, Paulo Renato Paim (PT) Senador, Peter Ho Peng, Rodrigo Vieira Barbosa, Solon Eduardo Annes Viola, Stefan Emerim, Tarso Fernando Herz Genro, ex-Governador, Telismar da Silva Lemos Junior, Ubiratan Souza e Walmaro Tirso Zanca Paz.

Texto

Jornalista Jurema Josefa/Assessoria de Imprensa Gabinete Pedro Ruas

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)