Comissões

Escola Comunitária da Ilha do Pavão ganha novo prédio

Vereadores da Cece participaram da entrega do local, destinado à Educação Infantil no Bairro Arquipélago

  • Visita à Ilha do Pavão para participação no Ato de cedência de área para implantação da Escola Comunitária de Educação Infantil Abrasce Ilha do Pavão.
    Elizandro Sabino (e) agradeceu a parceria entre as esferas públicas (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Visita à Ilha do Pavão para participação no Ato de cedência de área para implantação da Escola Comunitária de Educação Infantil Abrasce Ilha do Pavão.
    A escola tem como mantenedora a Abrasce, em convênio com a Prefeitura (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), da Câmara Municipal de Porto Alegre, esteve presente, nesta terça-feira (24/4), no ato de entrega do novo prédio da Escola Comunitária de Educação Infantil Abrasce Ilha do Pavão. A edificação foi cedida pelo Estado e sofreu reformas para adaptar-se à demanda, visto que a escola anterior teve sua estrutura abalada por tempestades no ano de 2017.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Assistência Social, Cultural e Educacional Restauração (Abrasce), entidade mantenedora da escola, Sandro Wink, destacou que a entrega é fruto da colaboração entre diversas esferas públicas, que trabalharam pela melhor destinação do patrimônio público. “Com essa parceria que hoje enaltecemos, proporcionamos, através da educação, vida e dignidade para esse lado do Guaíba”, observou.

O vereador Elizandro Sabino (PTB), representando a Câmara, recordou do momento em que Sandro Wink compartilhou com ele sua preocupação em relação ao comprometimento estrutural do antigo prédio da escola. “Este ato de celebração, por meio de parceiras, é um momento especial para o Estado, a cidade e, principalmente, para a ilha”, comentou.

A história da escola foi contada por Adriano Naves de Brito, secretário municipal de Educação. “Uma creche foi construída na ilha, funcionou por uns dois anos, mas o prédio ficou condenado após uma enchente. Surgiu a ideia de parceria com a Abrasce, e pedimos ao Estado que cedesse o prédio para a escola”, lembrou. Segundo o secretário, em dois meses foi possível a ocupação do local pelos alunos. Ao falar que a Ilha do Pavão não possui escola de Ensino Fundamental, ele expôs o desejo de utilizar aquele mesmo prédio para atender crianças de outras faixas etárias.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, destacou a necessidade de vínculos entre esferas estaduais e federais para a concretização de projetos. Para ele, todos envolvidos com as propostas do governo são ferramentas para que o objetivo de entregar o melhor às crianças seja cumprido. Após o seu discurso, quatro alunos da escola lhe entregaram cartões de agradecimento.

Entre as autoridades, estiveram presentes, também, os vereadores Alvoni Medina (PRB) e Reginaldo Pujol (DEM); o vice-prefeito Gustavo Paim; a secretária interina de Educação do Estado, Iara Wortmann; o secretário de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos do Estado, Rafaelle di Cameli; a secretária-adjunta de Educação do Município, Ivana Genro Flores; o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Luciano Marcantônio; o presidente  da Igreja Pentecostal Assembleia de Deus Ministério Restauração, pastor Humberto Schmitt; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, Paulo Roberto Mendes; o deputado estadual Tiago Simon; o representante do Corpo de Bombeiros, tenente Maier; a coordenadora do Crip-Ilhas, Patrícia Salcedo; e a diretora de Patrimônio do Estado, Vânia Gonçalves.

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)