Educação

Escola do Legislativo abre inscrições para projetos educacionais

Estabelecimentos de ensino da cidade podem se inscrever gratuitamente

Projeto Câmara Vai á Escola
Programas são realizados na própria escola ou na Câmara Municipal

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli da Câmara Municipal de Porto Alegre abriu, para o ano de 2019, as inscrições para projetos externos voltados às escolas da rede municipal de Porto Alegre. Os projetos são fixos no calendário da Julieta Battisitoli, gratuitos, contemplam material e comportam diversas modalidades interativas e pautam inúmeros assuntos pertinentes ao âmbito do Legislativo da capital, como cidadania, política e afins.

São disponibilizados oito projetos, dois quais quatro já consolidados desde o ano passado e quatro inaugurais:

- Universidade Aberta

Oferece conteúdo de qualificação de alto nível, tratando de temas contemporâneos na política como modelos de gestão econômica pelo Mundo, fronteiras, etc.

- Olimpíada de Ciência Política

Propõe aos estudantes um estudo dinâmico e descontraído da história e política. São formadas equipes de três alunos e um professor da área de Humanidades, que competem entre si a partir do estudo de textos acadêmicos, mapas, documentos históricos e imagens.

- Câmara vai à Escola

Viabiliza o estudo da história do Brasil, de Porto Alegre e da Câmara Municipal através de palestras realizadas por pesquisadores.

- Grêmio em Forma

Incentiva a formação de lideranças juvenis dentro da instituição de ensino, prospectando a formação de senso crítico e espírito de trabalho em equipe. A equipe da ELJB se desloca até a instituição de ensino e assessora a criação de grêmios estudantis. O projeto é realizado em parceria com a ONG Eu sou a Paz do Rio de Janeiro, e está presente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jean Piaget, no Bairro Rubem Berta em Porto Alegre.

Já os projetos inaugurais de 2019, Legislação Antirracista, Diversidade Humana, Noções de Constitucionalidade e Rota Política, necessitam de contato prévio para envio de conteúdo.

As inscrições podem ser realizadas através do telefone e e-mail da Escola, assim como a solicitação para envio do projeto completo.

Telefone: (51) 3220.4374

Email: escola@camarapoa.rs.gov.br

Facebook: escoladolegislativocmpa

Texto: Victor Leffa (estagiário de jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)