INSTITUCIONAL

Escola do Legislativo Câmara Municipal de Porto Alegre

  • Vereadora Lourdes Sprenger foi presidente da Escola do Legislativo (2014/2015)
    Vereadora Lourdes Sprenger foi presidente da Escola do Legislativo (2014/2015)
  • Entrevista da vereadora Lourdes à TV Câmara
    Entrevista da vereadora Lourdes à TV Câmara
Em entrevista à TV Câmara pelo aniversário da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, relatei a minha gestão como presidente da Escola em 2014/2015, quando firmamos convênio de cooperação técnica com a Escola da Assembleia Legislativa RS para formar parcerias no campo de capacitação e qualificação de agentes políticos e servidores das duas Casas. No período, realizamos Oficina de Técnica Legislativa, cursos de gestão, restauração e conservação de documentos públicos e de Inglês.
Também realizamos em Porto Alegre o 24º Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas com a representação de 21 estados brasileiros. Durante a gestão, encaminhamos ao Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal, que executa o Programa Interlegis, pedido realização de curso presencial e gratuito sobre Marcos Legais – Regimento Interno e Lei Orgânica do Município -, para capacitar funcionários e assessores parlamentares da Câmara a ser estendido às demais Câmaras por meio do Parlamento Metropolitano.
Ainda, como presidente da Escola do Legislativo, participamos da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, com uma série de atividades culturais no stand da Câmara Municipal.
A Escola do Legislativo foi criada em 2007 e leva o nome de Julieta Battistioli, primeira mulher a exercer a vereança em Porto Alegre entre 1947 e 1951. O objetivo da escola é formar, capacitar e valorizar agentes políticos e servidores através de atividades docentes, cursos de aperfeiçoamento, capacitação e ser um elo entre o Poder Legislativo e a sociedade.