Escola do Legislativo inaugura duas atividades no programa Universidade Aberta

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli inaugurou nesta segunda-feira (15/08), às 10h, durante a visita de estudantes do curso de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no programa Universidade Aberta, duas novas atividades: “Matemática e Política” e “A política como projeto de vida”. Os universitários foram acompanhados por Maria Goreti Machado, professora adjunta de Política e Organização da Educação Básica, da Faculdade de Educação da UFRGS.
A visita foi orientada pelos servidores da Casa Jorge Barcellos, coordenador de cursos da Escola, e Andrea Godoy Ávila, coordenadora de projetos da seção de Memorial. No Plenário Otávio Rocha, os estudantes assistiram uma exposição sobre a história e as atribuições do poder legislativo.
Depois, na sala de aula da Escola, Jorge Barcellos ministrou a palestra “Matemática e Política” e comunicou o lançamento da iniciativa “A política como projeto de vida”. Estas duas atividades fazem parte da estratégia da Escola para ampliar o público visitante do Parlamento. O público-alvo são professores da rede pública de disciplinas de Ciências da Natureza, que não costumam frequentar o Parlamento e também professores e alunos da disciplina Projeto de Vida, criada com a recente reforma do ensino médio.
"O público escolar que visita o legislativo fica muito reduzido com a pandemia. Estas iniciativas fomentam a conquista de novos públicos. E claro, vivemos o tempo de eleições, onde esclarecer a função política é fundamental", afirmou Jorge Barcellos.
Maria Goreti reafirmou a importância das atividades desenvolvidas pela Escola. “Pela primeira vez tive alunos do curso de matemática e a palestra e a visita colaboraram muito com as aulas em andamento", disse a professora.