Formação

Escola do Legislativo Julieta Battistioli deverá ofertar formação sobre Liberdade Religiosa e Estado Laico para os cidadãos de Porto Alegre

Liberdade Religiosa e Estado Laico em pauta
Liberdade Religiosa e Estado Laico em pauta

No dia 26 de junho a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino e o Vereador Tiago Albrecht estiveram reunidos com o Diretor da Escola do Legislativo Julieta Battistioli da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, Sr. Lúcio Antônio Almeida Machado.

 Os parlamentares, que presidem a Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa e do Estado Laico na Câmara de Vereadores, apresentaram uma proposta de curso de capacitação sobre a temática abordada pela Frente para os servidores públicos da Câmara assim como os cidadãos de Porto Alegre, através da Escola do Legislativo, que tem como objetivo de formar e capacitar agentes políticos e servidores através de atividades docentes como cursos de aperfeiçoamento e capacitação.

  O Diretor da Escola, Lúcio Antônio Almeida Machado, que é advogado, professor da Faculdade de Direito da UFRGS e coordenador da Escola há 05 anos, recebeu com satisfação a proposta do curso e concordou sobre a importância da capacitação, colocando a Escola à disposição. “O conhecimento sobre liberdade religiosa e Estado laico irá auxiliar os servidores públicos e todos aqueles que quiserem participar a evitar conflitos entre diferentes grupos religiosos e prevenir violações dos direitos humanos. Devemos propagar o respeito a diversidade religiosa”, disse Lúcio Machado.

 O curso será gratuito, terá carga horária de 8 horas aula, será aberto aos servidores públicos da Câmara de Vereadores assim como todos aqueles cidadãos interessados no tema.  A realização está prevista para o segundo semestre e será realizado em parceria com o Instituo Brasileiro de Direito da Religião (IBDR), e terá como palestrante o Dr. Thiago Vieira, que é advogado, escritor e referência na temática.

  A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino refere que “a ideia é que todo aquele que realizar esse curso, se tornam multiplicadores do conhecimento, disseminando informações corretas sobre liberdade religiosa e Estado laico para a sociedade em geral. Isso contribui para uma compreensão mais ampla desses temas e ajuda a combater preconceitos e estereótipos religiosos”, disse a parlamentar Tanise Sabino. 

Edição

Caroline Strüssmann (reg. prof. 9228)