Sessão Solene

Escritor José Falero é Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de outorga do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a José Carlos da Silva Junior (José Falero)
Bruna e Falero exibem o título de Cidadão concedido ao escritor (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal realizou sessão solene nesta terça-feira (12/12) para entregar o título de Cidadão de Porto Alegre ao escritor José Falero. A distinção foi proposta pela então vereadora e atualmente deputada estadual Bruna Rodrigues (PCdoB).

Bruna disse que Falero é um patrimônio da nossa cidade, pois é um jovem da periferia que fala e escreve para a periferia. Lembrou que vivemos em uma sociedade que ainda não aceita ver um negro como vereador, deputado ou escritor. Por isso, acrescentou ela, é importante valorizar o trabalho de pessoas como Falero. "A gente sente a indignação das periferias nas tuas palavras. Elas são uma luz num caminho por vezes escuro."

Falero lembrou das origens de sua família, nas charqueadas de Pelotas, e de sua avó e sua mãe, que saíram de lá e vieram para Porto Alegre em busca de uma vida melhor. Falou da sua relação com o bairro onde nasceu e morou e para onde sempre quer voltar após viajar pelo Brasil: a Lomba do Pinheiro. "É lá no Pinheiro, no fundão da cidade, que me sinto em casa." Sobre a homenagem, disse que ela é justa, mas não é apenas para ele e sim para todos seus familiares, amigos e para aqueles jovens da periferia que lutam diariamente para continuar vivos. "Na próxima vez que virem um cara como eu pela rua, não troquem de calçada. Ele pode ser um Cidadão Emérito como eu". 

História

José Carlos da Silva Junior, conhecido pela alcunha de José Falero, nasceu em 1987, em Porto Alegre. É autor dos contos de “Vila Sapo”, do romance “Os Supridores” e do livro de crônicas “Mas em Que Mundo tu Vive?”. Falero é nascido e criado na Vila Sapo, parte da Lomba do Pinheiro, bairro da Zona Leste de Porto Alegre.

Falero é filho da periferia de Porto Alegre e leu seu primeiro livro inteiro aos 20 anos. Retratando a vida real das pessoas e vilas da Capital, Falero já foi vencedor do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras 120 Anos e do Prêmio AGES 2021; foi finalista do prêmio São Paulo de Literatura 2021; finalista do Prêmio Jabuti; e autor homenageado na 35ª Feira do Livro de São Leopoldo.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)