SAÚDE MENTAL

Espaço onde será o Centro de Referência do Autismo recebe visita da Vereadora Tanise Sabino

Espaço onde será o Centro de Referência do Autismo recebe visita da Vereadora Tanise Sabino
Espaço onde será o Centro de Referência do Autismo recebe visita da Vereadora Tanise Sabino

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino conheceu, nesta última semana, no dia 22 de novembro, o espaço onde será o Centro de Referência do Autismo (CRAPOA). A implantação do Centro faz parte do Programa de Metas 2021-2024 do Governo Municipal, em parceria entre Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (SMED) e pretende ser excelência em tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Será o primeiro Centro de Autismo em Porto Alegre. 

 

Na ocasião, foi possível  conhecer as instalações do Centro, como consultórios, banheiros adaptados, cozinha, lavanderia, salas para praxiterapia, fonoaudiologia, psicoterapia, psiquiatria, ambientoterapia e demais especialidades. O local tem como foco promover a estimulação precoce e será pioneiro na oferta de serviços que aliem saúde, educação e assistência social-cidadania. Além disso, pretende dividir o atendimento e acolhimento em três centros distintos: Centro de Tratamento do Autismo, Centro de Convivência do Autista e Centro de Cidadania do Autista, atendendo a crianças de até 12 anos de idade, residentes em toda a Porto Alegre.

 

Durante o encontro, a Vereadora Tanise se colocou à disposição para contribuir com o Centro, como Presidente da Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental. “O local tem uma estrutura fantástica e eu acredito neste projeto. Inclusive já destinei R$ 100.000,00 (cem mil reais) em emenda parlamentar, pois o meu propósito é promover políticas públicas a favor da saúde mental e da valorização da vida e esse projeto vai ao encontro com o meu trabalho na Câmara de Vereadores de Porto Alegre”, reforçou.

 

Além da parlamentar, estiveram presentes Juline Garcia, mãe de uma criança autista, que visitou o local representando a sociedade civil; Dra. Cristiane Stracke, Coordenadora de Saúde Mental de Porto Alegre; Sandro Cyntrão, servidor da Secretaria de Saúde; Suelen Arduim, Diretora do Complexo de Hospitais de Saúde Mental; e o Dr. Auceu Filho. 

Juline possui um grupo de mais de 100 mães para falar sobre o autismo e, durante a visita, contou que está muito empolgada e esperançosa com o novo espaço. “É um ganho imensurável para nós que somos mães, termos um espaço para a vida dos nossos filhos e a praticidade de fazer tudo em um local só, diagnóstico, consultas, terapias, nossos filhos só vão ganhar. Isso facilita o nosso trabalho como mãe, pois muitas vezes temosque levar em diversos tipos de terapias, e ali será oferecido tudo de forma integrada”, destacou.

A iniciativa também pretende fechar parcerias público-privadas para a contratação dos profissionais da saúde, como psicólogos, médicos e fonoaudialogos. Também está no planejamento outras parcerias, como o Hospital IAPI, para promover a parte de diagnóstico e o exército, para realização de equoterapia. O Centro tem como pilares o Executivo, o Legislativo e a Sociedade civil, uma união que está fazendo o projeto sair do papel.