Cultura

Espetáculo de circo é atração no Teatro Glênio Peres

Com entrada gratuita e classificação livre, a peça Espaço Arcabouço mescla malabarismo e a arte da performance

Espetáculo de circo Espaço Arcabouço.
Gabriel Martins atua e dirige a apresentação (Foto: Divulgação)

A IV Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, da Câmara Municipal de Porto Alegre, apresentará, nesta sexta-feira e neste sábado (19 e 20/10), às 19 horas, a peça de circo Espaço Arcabouço. O espetáculo tem concepção, direção e atuação de Gabriel Martins, orientação cênica de Paola Vasconcelos, produção de ambos e realização do Núcleo de Experimentações Cênicas e Transversalidades (Necitra). Em 2014, o projeto foi contemplado pelo prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo. Entrada gratuita e classificação livre.

Espaço Arcabouço é um espetáculo de malabarismo inspirado na arte da performance. Por meio da execução de procedimentos definidos pelo malabarista-performer, "o público depara com o todo sem nenhum resquício escondido, o corpo exposto em estado de vulnerabilidade". A proposta, segundo o grupo, é entregar-se ao risco e às oposições presentes no malabarismo, oscilando entre a virtuose do malabarismo tradicional, até a mais simples tarefa de manipulação. O espaço é construído com os objetos que estão em cena, habitados e manipulados pelo malabarista Gabriel Martins.

Ingressos

Os ingressos podem ser retirados antecipadamente na Seção de Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255, térreo) das 9 às 17 horas nesta sexta. ou meia hora antes do início das apresentações, no saguão do Teatro Glênio Peres, que fica no segundo piso. Informações: (51) 3220-4318. Atenção: o público deve entrar pelo pórtico da rua lateral, pois à noite a portaria da rampa fica fechada. Estacionamento gratuito.

Próximas atrações

Outubro
Dias 19 e 20 – 19 horas – Espaço Arcabouço (circo) – Livre
Dias 26 e 27 – 19 horas – Alexandre Vieira e Banda (música) – Livre

Novembro
Dias 9 e 10 – 19 horas – Qual a Diferença entre o Charme e o Funk (teatro adulto) – 14 anos
Dias 23 e 24 – 19 horas - Velha Guarda da Praiana (música) – Livre
Dia 30 – 19 horas – Poéticas sobre Morte/Tempo/Vida (dança) – 12 anos

Dezembro
Dia 1º – 19 horas – Poéticas sobre Morte/Tempo/Vida (dança) – 12 anos
Dias 14 e 15 – 19 horas – Luminoso: Elias Barboza Quinteto (música) – Livre

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Tópicos:artes cênicasTeatro Glênio PeresEspaço Arcabouçocirco