Plenária

“Eu sou doadora de órgãos”, declara Psicóloga Vereadora Tanise Sabino em tribuna na Câmara

“Eu sou doadora de órgãos”, declara Psicóloga Vereadora Tanise Sabino em tribuna na Câmara
“Eu sou doadora de órgãos”, declara Psicóloga Vereadora Tanise Sabino em tribuna na Câmara

Na tarde de hoje (17), a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino usou a tribuna na Câmara de Vereadores, como líder do partido (PTB), para falar sobre o tema da doação de órgãos.

A parlamentar iniciou a sua manifestação referindo que no dia  31 de março deste ano, participou do evento de celebração dos 61 anos do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) e também o lançamento da Central Notarial de Doação de Órgãos, iniciativa pioneira no Brasil.

Atualmente, é possível manifestar e registrar o seu desejo de se tornar doador voluntário de órgãos e tecidos, de forma gratuita, em qualquer tabelionato de notas do Estado. Para isso, basta procurar um tabelionato em sua cidade, portando documento com foto e indicar um telefone de contato (que no caso de óbito será contatado para autorizar a doação) e assinar a Escritura Pública Declaratória.

“É um registro público do desejo de doação de órgãos e tecidos. Mesmo assim, a última palavra é da família. A família ainda pode decidir se quer ou não doar os órgãos e tecidos dos seus familiares, mas a escritura pública é mais uma forma de sensibilizar a família sobre o seu último desejo”, referiu a vereadora.

A Central Notarial de Doação de Órgãos é um sistema que possibilita a consulta pelos hospitais e a Central de Transplantes do RS, de forma sigilosa, das escrituras públicas declaratórias contendo a manifestação de vontade relativa à doação de órgãos.

Em seu pronunciamento, a vereadora ressaltou que “é com alegria que compartilho aqui, na condição de Presidente da Frente Parlamentar de Justiça Registral e Notarial, e na condição de cidadã, mas, acima de tudo como SER HUMANO, a minha alegria de ter registrado em cartório minha firme intenção de ser doadora de órgãos e tecidos”. Neste momento, a vereadora com a escritura em mãos, mostra a todos no plenário. “Isso aqui parece um simples papel. Mas esse papel tem condições de salvar vidas”.

A parlamentar referiu que um doador pode salvar em torno de oito vidas, mas existem casos, como do jornalista Gugu Liberato que sua morte beneficiou 50 pessoas com a doação de órgãos e tecidos.

“Temos que perder o medo de falar de morte, pois, a única certeza de que temos nesta vida. E ao falarmos da doação de órgãos e tecidos estamos falando sobretudo de vida e esperança”, salientou a vereadora.

Falar de doação de órgãos e tecidos não é “só” falar de morte, afinal muitos transplantes podem ser feitos “entre vivos”, como o de rins. Em vida, você pode ser doador de medula, de sangue e de plaquetas.

“Há mais de 10 anos, que no mínimo duas vezes por ano, eu reúno um grupo de pessoas e fazemos juntos uma ação coletiva de doação de sangue nos hemocentros da cidade. E agora, quero declarar de forma pública que também sou doadora de órgãos”, disse Tanise Sabino.

A declaração pública que a vereadora assinou, ocorreu nesta última segunda-feira, dia 15 de maio de 2023, no 7º Tabelionato de Porto Alegre. Estiverem presentes, o Deputado Estadual Elizandro Sabino; o presidente da ANOREG, D. Pedro Lamana Paiva e sua esposa Yara; o Desembargador Giovanni Conti e sua esposa Carmem, executiva do Via Vida; a vice Presidente do Colégio Notarial do Brasil, Tabeliã Rita Bervig e seu esposo o Registrador de Imóveis e Tabelião Guilherme Pinho Machado. Todos estes fizeram a escritura pública que expressa nos termos da lei, o propósito de promover a vida.

A Vereadora encerrou o seu discurso dizendo que “em nome das mais de 50 mil pessoas que estão, hoje, na fila dos transplantes, que eu convido a todos que estão me ouvindo neste momento a também utilizarem a Central Notarial de Doação de Órgãos e irem a qualquer cartório de nosso Estado, para se registrarem como doador”.

Texto

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228