Frente Parlamentar

Evento do 3 de Setembro é transferido

Caminhada do Setembro Amarelo é transferida
Caminhada do Setembro Amarelo é transferida

A 3ª Caminhada Setembro Amarelo – Juntos pela Vida, programada para este domingo, 3, foi transferida para o dia 17 devido às chuvas previstas para o final de semana. A ação é realizada pelas secretarias municipais da Saúde (SMS), de Desenvolvimento Social (SMDS), Gabinete da Primeira-Dama e Câmara Municipal, e ocorre no Parque Farroupilha (Redenção), próximo ao Monumento do Expedicionário.
O secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, observa que grande parte dos casos de suicídio está relacionada a quadros de depressão e, por isso, é importante o olhar atento para o assunto. “Nesta terceira edição da caminhada, queremos informar e conscientizar a população de Porto Alegre sobre a importância de se falar no tema, do cuidado com a saúde mental e, sobretudo, do combate ao preconceito que a temática ainda gera em nossa sociedade”, afirma.
A primeira-dama, Valéria Leopoldino, destaca que, em 2022, o gabinete organizou com a Secretaria Municipal de Saúde uma caminhada para promover a vida e abrir diálogos sobre temas difíceis. “Este ano, nosso compromisso continua forte, agora em parceria com a Câmara de Vereadores, unidos pelo Setembro Amarelo. Juntos, reafirmamos a importância de estender a mão, ouvir atentamente e construir uma comunidade onde todos saibam que não estão sozinhos. A cada passo, estamos iluminando o caminho da esperança”, disse Valéria.

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino refere a importância do Setembro Amarelo: “É uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio que desempenha um papel crucial na sociedade contemporânea. Esta iniciativa destaca a importância de discutir abertamente questões relacionadas à saúde mental, remover o estigma em torno do suicídio e promover a empatia e o apoio às pessoas que estão passando por momentos difíceis. Ao dedicar um mês inteiro para abordar esse tema sensível, o Setembro Amarelo nos lembra de que todos têm um papel a desempenhar na prevenção do suicídio, seja oferecendo apoio a amigos e familiares, promovendo o acesso aos recursos de saúde mental ou simplesmente educando-se sobre os sinais de alerta. Ao realizar esta III Caminhada do Setembro Amarelo, estamos colocando a pauta da prevenção do suicídio na agenda da cidade, construindo uma sociedade mais compassiva, onde a saúde mental é tratada com a seriedade que merece, ajudando a salvar vidas e oferecendo esperança às pessoas que enfrentam lutas internas silenciosas”, salienta a parlamentar.

Serviço:
Pessoas que precisarem de ajuda devem buscar atendimento na unidade de saúde de referência, que fará avaliação, encaminhando aos serviços de saúde mental. Para situações de urgência e emergência, estão em funcionamento os plantões no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul e no Centro de Saúde IAPI. A ação conta com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV).
Atendimento de Urgência e Emergência em Saúde Mental 24 horas:
Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul – rua Professor Manoel Lobato, 151, bairro Santa Tereza
Centro de Saúde IAPI – rua Três de Abril, 90, bairro Passo d´Areia

 

Texto

Carolina Zeni

Edição

Gilmar Martins e Assessoria da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino