Memória

Evento marca Independência e vitória do Vietnam

Tanque norte-vietnamita invade o Palácio Presidencial de Saigon, no Sul Foto: Divulgação
Tanque norte-vietnamita invade o Palácio Presidencial de Saigon, no Sul Foto: Divulgação (Foto: AP1975)
Os 70 anos da Proclamação da Independência do Vietnam e os 40 anos da vitória do país asiático sobre os Estados Unidos serão marcados pela exposição histórico-fotográfica O Vietnam, com abertura oficial às 14 horas desta segunda-feira (22/6) na Câmara Municipal de Porto Alegre. A mostra faz parte do evento Vietnam – Passado, Presente e Futuro, que prevê painel de debates na noite de terça-feira (23/6), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, e exibição de documentário sobre a luta do povo vietnamita, em 2 de julho, também na Assembleia (programação abaixo).

A exposição lembra que, em setembro de 1945, há 70 anos, o Vietnam expulsou o Japão, que ocupara seu território durante a II Guerra Mundial, e proclamou a República Democrática do Vietnam, com capital em Hanói. Em janeiro de 1956, foram eleitos a primeira Assembleia Nacional e o primeiro Governo Independente, encabeçado por Ho Chi Minh. 

Pouco depois, porém, a França ocupou o Sul do Vietnam, atacou o Norte e estabeleceu-se em Hanói. Teve início, então, a longa Guerra de Libertação contra os franceses, apoiados pelos EUA. Após inúmeros combates, em 1954 os vietnamitas venceram a França, mas os Acordos de Genebra, em julho do mesmo ano, estabeleceram a divisão temporária do Vietnam – ao longo do paralelo 17 – e marcaram eleições para 1956 visando à unificação do país.

No entanto, conforme a exposição, os EUA desrespeitaram os acordos, impediram as eleições e, apoiados pelo exército do Vietnam do Sul (capital Saigon), reiniciaram os ataques aos vietnamitas do Norte. Com uma política de unidade do povo e estratégica de guerra popular, o Norte contra-atacou e impingiu várias derrotas aos inimigos.

Em 1965, frente à iminente queda do governo do Vietnam do Sul, os EUA desembarcaram tropas na região, chegando a 500 mil soldados, para atacar o Norte. Tortura, assassinatos de prisioneiros, bombardeio de hospitais e escolas e uso de armas químicas e bacteriológicas foram recorrentes no conflito, que matou mais de 3 milhões de vietnamitas, a maioria civis, e envolveu mais de 2,7 milhões de norte-americanos entre 1965 e 1973.

Sem perspectiva de vitória, acuado pela opinião pública mundial e por sucessivos protestos, os EUA assinaram o Acordo de Paris e retiraram as tropas do Vietnam. O governo de Washington, porém, continuou a sustentar o Sul, com armas, dinheiro e assessoramento militar nos ataques ao Norte, até que, em abril de 1975, as tropas da Frente Nacional de Libertação tomaram o Palácio Presidencial de Saigon, derrotando definitivamente os EUA. Um ano depois, em abril de 1976, foi eleita a nova Assembleia Nacional, reunificando Sul e Norte, e criada a República Socialista do Vietnam.  

Programação

22/6 - Segunda-feira
18h45min – Abertura da exposição histórico-fotográfica O Vietnam
Local – Saguão do Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre

23/6 - Terça-feira
18h30min - Painel Vietnam, Passado, Presente e Futuro, com palestras do embaixador Nguyen Van Kien e dos historiadores Paulo Visentini (Ufrgs) e Raul Carrion (Abraviet/RS)
Local – Plenarinho da Assembleia Legislativa 

2/7 – Quinta-feira
18h30min – Exibição de filme sobre a luta do povo vietnamita
Local – Plenarinho da Assembleia

Visitação

A exposição poderá ser visitada até 3 de julho, no saguão do Plenário Otávio Rocha, da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras. Entrada franca. Informações na Seção de Memorial: (51) 3220-4318. O evento também tem apoio da Associação de Amizade Brasil-Vietnam/RS, da Associação Cultural José Martí e da Assembleia.


Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481) 
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)