SOLENE

Ex-prefeito Fortunati recebe título de cidadão de Porto Alegre

Chefe do Executivo da capital por duas vezes, o homenageado é natural de Flores da Cunha

Sessão Solene de Outorga do título de Cidadão de Porto Alegre ao ex-vereador e ex-Prefeito da capital gaúcha, José Alberto Reus Fortunati. A homenagem é uma proposição do vereador João Bosco Vaz.
Diploma e medalha foram entregues ao político que comandou duas vezes a administração pública da capital gaúcha (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Prestes a completar cinco décadas morando em Porto Alegre, o ex-prefeito José Fortunati foi reconhecido pela Câmara Municipal com o título de cidadão da cidade que comandou e onde estruturou sua carreira política. A homenagem foi proposta pelo vereador João Bosco Vaz (PDT) e o título concedido em sessão solene na segunda-feira, dia 9 de outubro.

"O ser público não tem patrimônio maior do que o reconhecimento do eleitor", destacou em um trecho do seu discurso. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Ricardo Gomes, do presidente do Legislativo Hamilton Sossmeier e do também ex-prefeito José Fogaça, de quem Fortunati foi vice entre 2009 e 2010.

Em sua manifestação, Fortunati fez um balanço da sua vida pública, conquistas, dificuldades e da extensa relação de amizades que construiu ao longo do tempo. Antes de receber o diploma e medalha concedidos pelo Legislativo, também o autor da proposição, vereador João Bosco Vaz falou da importância e representatividade das gestões de Fortunati para Porto Alegre. 

Nascido em Flores da Cunha em 1955, José Alberto Reus Fortunati se mudou para Porto Alegre antes de completar 20 anos de idade. Graduado em Administração Pública e de Empresas e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), presidiu o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e a Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul.

Fortunati foi deputado estadual constituinte (1987-1991), deputado federal em duas ocasiões (1991-1996), vice-prefeito de Porto Alegre em duas ocasiões (1997-2001 e 2009-2010), prefeito (2010-2016), secretário municipal e estadual, vereador e presidente da Câmara Municipal em 2002.

Texto

Com informações da assessoria de comunicação CMPA

Edição

Milton Gerson (reg.prof 6539)