Plenário

Executivo propõe programa de estímulo à conformidade tributária

Prédio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Paço Municipal, sede da Prefeitura de Porto Alegre (Foto: Esteban Duarte/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei complementar nº 021/21, de autoria do Poder Executivo, que institui o "Programa Municipal de Estímulo à Conformidade Tributária - Em Dia com Porto Alegre". A proposta define as diretrizes para o relacionamento entre os contribuintes e o município e estabelece regras de conformidade tributária.

 

O Programa cria condições para a construção contínua e crescente de um ambiente de confiança recíproca entre os contribuintes e a Administração Tributária, mediante a implementação de medidas concretas, inspiradas nos seguintes princípios: simplificação e modernização do sistema tributário municipal; boa-fé e previsibilidade de condutas; segurança jurídica; publicidade e transparência; e concorrência leal entre os agentes econômicos.

 

De acordo com a justificativa apresentada, a iniciativa vai ao encontro de ideias para solucionar os atuais problemas do sistema tributário brasileiro, tão prejudiciais à produtividade e à competitividade no país. Nesse sentido, busca modificar o relacionamento entre fisco e contribuinte, empregando esforços no sentido de substituir o paradigma do crime pelo paradigma da conformidade, ou seja, a "Administração Tributária dá mais um passo no sentido de agregar uma postura eminentemente orientadora, favorecendo a autorregularização e facilitando o cumprimento da legislação tributária". 

 

Segundo a proposta, Porto Alegre é a primeira capital do país a oferecer aos seus cidadãos um programa com tal horizonte, proporcionando um ecossistema de desenvolvimento econômico. "O programa foi estruturado tendo como ideia central a classificação das empresas de acordo com o seu desempenho, levando em consideração diferentes critérios, tanto em relação às obrigações tributárias principais, quanto em relação às obrigações tributárias acessórias". 

Texto

Grazielle Araujo (reg.prof.12855)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)