Consciência Negra

Exposição lembra o gaúcho líder da Revolta da Chibata

João Cândido Felisberto levantou-se contra os castigos nos navios Foto: Divulgação
João Cândido Felisberto levantou-se contra os castigos nos navios Foto: Divulgação

Como parte da programação da Semana da Consciência Negra 2015, a Câmara Municipal de Porto Alegre apresenta, até 27 de novembro, a exposição João Cândido – A luta pelos direitos humanos, criada pelo Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil (FBB), em parceria com a Petrobras e a Associação Cultural do Arquivo Nacional. A mostra reúne 18 painéis de fotos e textos sobre o gaúcho João Cândido Felisberto, principal líder da Revolta da Chibata, ocorrida há 105 anos no Rio de Janeiro.

João Cândido nasceu em 1880 em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo (RS). Marinheiro e timoneiro, comandou o levante ocorrido em novembro de 1910, no qual os marujos exigiam melhores soldos, alimentação digna e o fim das chibatadas nos navios brasileiros. A revolta abalou as estruturas do governo do Marechal Hermes da Fonseca, que teve de tomar medidas rápidas para atender aos rebeldes e trazer a paz de volta às águas da Baía de Guanabara. João Cândido foi preso e banido da Marinha, mas conseguiu acabar com os castigos corporais como punição nas embarcações.

Almirante Negro

Batizado de Almirante Negro, João Cândido tornou-se exemplo da luta pelos direitos humanos e contra o racismo e virou tema da famosa música O Mestre-Sala dos Mares, de João Bosco e Aldyr Blanc, imortalizada na voz de Elis Regina. Morreu no Rio em 1969, aos 89 anos, pobre e esquecido pelas autoridades, sem realizar o desejo de ser reintegrado à Marinha. Somente em 2008 uma lei, de autoria da ex-senadora Marina Silva, concedeu anistia póstuma a ele e a outros marinheiros, mas, em 2010, no ano do centenário da Revolta da Chibata, os familiares de João Cândido e de outros revoltosos continuavam sem indenização.

A mostra pode ser visitada das 8 às 18 horas, de segundas a sextas-feiras, com entrada franca, no T Cultural Tereza Franco, no 2º piso da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255). Os painéis fazem parte do acervo de Exposições Itinerantes do Memorial do Legislativo de Porto Alegre e podem ser emprestados a escolas e instituições. Informações: (51) 3220-4318. 

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)