Presidência

Exposição marca 60 anos da reabertura do Parlamento

Paixão Côrtes foi recebido por Maria Celeste Foto: Fernanda Fell
Paixão Côrtes foi recebido por Maria Celeste Foto: Fernanda Fell

Em comemoração aos 60 anos de reabertura da Câmara Municipal de Porto Alegre, fato ocorrido em 4 dezembro de 1947, foi realizada na tarde desta terça-feira (4/12) a inauguração da exposição Tradição Gaúcha. A mostra reúne 22 painéis que destaca aspectos centrais da cultura gaúcha, em especial a dança, a culinária, o folclore e a moda, todos retratados em seus aspectos culturais e históricos.

 

A vereadora Maria Celeste (PT), presidenta da Casa, lembrou que esta data demarca a reconquista de um espaço democrático em Porto Alegre. "A exposição sobre a cultura gaúcha faz parte da programação porque está vinculada ao período de início do movimento tradicionalista no Estado, que também completou seis décadas", explicou.  

 

O folclorista Paixão Côrtes, que acompanhou a abertura da exposição, destacou as ligações do movimento tradicionalista e o campo político. "Entre estas, estão os valores defendidos pelo movimento, como a liberdade de expressão, a valorização dos símbolos gaúchos, a própria valorização da política e da cultura de um povo".

Também prestigiaram o ato o vereador Ervino Besson (PDT), Marina Paixão Côrtes - esposa do foclorista, e o tradicionalista Dorotéo Fagundes.

 

Histórico

 

Em 1947, Porto Alegre contava com cerca de 321 mil habitantes. Apesar de inscritos cerca de 119.579 votantes, apenas 60.135 compareceram às urnas, resultando numa abstenção de 49,71%. As 21 cadeiras da Câmara foram preenchidas por figuras de destaque de diversos matizes políticos, como o governista Ildo Meneghetti e o comunista Eloy Martins. O prefeito, porém, continuava nomeado pelo governo estadual.

 

Alessandra Obem (reg. 6784)

 

Leia também:
Reabertura da Câmara Municipal completa 60 anos