Artes Plásticas

Exposição na Câmara reúne obras de jovens com deficiência auditiva

Alunos da Escola Frei Pacífico exibem trabalhos em diversas técnicas Foto: Elson Sempé Pedroso
Alunos da Escola Frei Pacífico exibem trabalhos em diversas técnicas Foto: Elson Sempé Pedroso (Foto: Elson Semp Pedroso/CMPA)
O projeto Artista que Há em Mim, promovido pela Escola Especial para Surdos Frei Pacífico, está em exposição na Câmara Municipal de Porto Alegre a partir desta terça-feira (25/11). A mostra, que se estenderá até o dia 5 de dezembro, reúne mais de 70 quadros elaborados por alunos com deficiência auditiva. As artes foram feitas com material E.V.A (espuma vinílica acetinada), lápis-de-cor e giz-de-cera, utilizando técnicas como estêncil, mosaico e pontilhismo. As obras reúnem caricaturas de personalidades e autorretratos, misturando as técnicas ensinadas pelos professores da escola.

O objetivo do projeto, segundo os organizadores, é o de, além de refletir sobre o papel da arte, mostrar a importância do desenvolvimento da percepção do espaço visual, imaginação criadora, práticas de diferentes técnicas de desenho, pintura e colagem, ampliando, assim, a visão de mundo dos jovens.

Participaram do projeto crianças e adolescentes do sexto ao oitavo ano do Ensino Fundamental, além de suas famílias, que puderam se envolver na construção da ação. A proposta foi desenvolvida em três etapas, onde elaboraram o conceito de caricatura em desenho livre, formaram estêncis a partir de fotografias e utilizaram recortes e colagens de E.V.As para a formação das artes finais.

A escola

Fundada em setembro de 1956, a Escola Especial para Surdos Frei Pacífico tem como foco o atendimento educacional à criança surda, principalmente por acreditar em suas capacidades e habilidades de participar ativamente do mundo ouvinte em que vive. Na escola existe uma equipe multidisciplinar que realiza atendimento de assistência social, otorrinolaringologia, psicologia e fonoaudiologia.

A mostra pode ser visitada das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras, no 2º piso da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255). Informações na Seção de Memorial: (51) 3220-4318.

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
          Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)