Institucional

Exposição Nome Próprio reúne pinturas de Alejandro Ruíz na Câmara

Exposição Nome Próprio 2022 de Alejandro Ruiz na Avenida Clébio Sória da Câmara Municipal
Pinturas retratam mulheres negras (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre está apresentando a exposição Nome Próprio 2022, de Alejandro Ruíz. As pinturas trazem retratos de mulheres negras "que dispuseram sua narrativa própria ao olhar do artista".

Em sua obra, Ruíz parte da estética do muralismo latino-americano. Os grandes retratos redimensionam o olhar, trazem à tona para o espectador uma visão que, tanto nas artes quanto no cotidiano, parece estar destinada à invisibilidade. 

"Nome Próprio é um registro que tem por desejo enaltecer a potência das possibilidades múltiplas, na contramão da visão simbólica construída e culturalmente sedimentada no Brasil, que atribui às mulheres negras uma perspectiva meramente utilitária, descartando a humanidade de suas vivências", observa a curadora da mostra, Aline Gonçalves. 

A exposição está montada na Avenida Cultural Clébio Sória, no térreo da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255 - Centro Histórico). A mostra, que tem o apoio do gabinete do vereador Leonel Radde (PT), pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada franca. A Câmara conta com estacionamento gratuito a visitantes.

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)