O Milagre da Multiplicação mostra a pesca do parati
Aberta no dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a exposição fotográfica O Milagre da Multiplicação, do jornalista Flávio Damiani, pode ser visitada até o dia 20 deste mês na Câmara Municipal de Porto Alegre. A mostra, que está montada na Galeria Clébio Sória (térreo), reúne flagrantes da pesca de paratis na Praia da Pinheira, litoral de Santa Catarina. São fotos nada produzidas, puro oportunismo de quem tem uma câmera e o privilégio de registrar cenas incomuns do cotidiano, explica Damiani.
A praia da Pinheira é dos pescadores e dos moradores nativos, que se somam aos veranistas nos meses de janeiro e fevereiro, como conta o jornalista. E foi numa manhã de janeiro de 2014 que uma rede encalhou na praia. Faltaram braços para recolher as mais de 20 toneladas de peixe. Segundo os pescadores, esse foi o maior lanço de paratis da história, lembra.
Na captura das fotos, em menos de uma hora a máquina do jornalista clicou mais de 400 vezes. Era impossível deixar de registrar a festa que foi aquela pescaria, afirma. A notícia não tem hora e não espera acontecer, portanto é preciso estar sempre próximo a uma câmera fotográfica, ainda mais agora com tecnologia disponível.
O peixe
O parati (Mugil curema) é um peixe da família da tainha (Mugilidae). Tem por hábito nadar em grupo e em águas rasas. É uma espécie costeira que vive perto da superfície, nas áreas de recifes, praias, estuários e lagoas salobras. Alimenta-se de micro-organismos e algas. Sua distribuição no Brasil ocorre em todo o litoral.
O autor
Flávio Damiani é um tradicional frequentador das praias da Pinheira e da Guarda do Embaú. Natural de Colorado (RS), foi criado em Passo Fundo e mora em Porto Alegre, onde exerce a função de jornalista na Câmara Municipal. Passou pelas redações do Correio do Povo, Zero Hora, RBS TV e Rede Bandeirantes. Coordenou a imprensa do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Foi fundador e presidente do Fórum Nacional de Comunicação & Justiça. Também é cronista desde 2011 do site Sul21. Dedica-se à fotografia por esporte e lazer.
Visitação
A exposição fica aberta ao público das 8h30min às 18 horas, nesta segunda-feira (16/7), e das 8h30min às 16h30min, na sexta-feira, com entrada franca. Devido à Copa do Mundo de Futebol e ao feriado de Corpus Christi, não haverá visitação na tarde desta terça-feira (17/6), na quarta e na quinta-feira (dias 18 e 19). Apoio do gabinete do vereador Dr. Thiago Duarte (PDT) e do Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255).
Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Veja também o vídeo:
Flávio Damiani fala da exposição O Milagre da Multiplicação
Flávio Damiani fala da exposição O Milagre da Multiplicação