INSITUTICIONAL

Fachada da Câmara Municipal está iluminada de rosa em alusão ao Outubro Rosa

Fachada da Câmara Municipal iluminada com luz rosa.
Fachada da Câmara Municipal iluminada com luz rosa.

A fachada do palácio Alóisio Filho, sede da Câmara Municipal de Porto Alegre está iluminada em rosa , em alusão ao Outubro Rosa. O objetivo é reforçar o movimento que alerta as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação é uma iniciativa do vereador José Freitas (REP).

O parlamentar, proponente da ação, destaca que Porto Alegre é a capital brasileira com maior incidência de câncer de mama. "Por isso, entendo que o poder legislativo tem um papel fundamental de apoiar e realizar ações de conscientização para incentivar o diagnóstico precoce", enfatiza.

Outubro Rosa: Desde 1990,  outubro é dedicado anualmente a chamadas de conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Além das diversas ações, os acessos aos serviços para o diagnóstico e tratamento são enfatizados, o que contribui para a redução da mortalidade. 

Segundo o Governo Federal, para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres.

Texto

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)

Edição

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)