Projetos

Feminícidio: vereador sugere data para conscientização

Movimentação de Plenário. Na foto, o vereador Airto Ferronato.
Vereador Ferronato no Plenário Otávio Rocha (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei do vereador Airto Ferronato (PSB), que inclui o Dia de Conscientização e Prevenção ao Feminicídio no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, a ser celebrado no dia 8 de agosto. Segundo o vereador, o crime praticado contra a mulher, conhecido anteriormente como crime passional, é chamado de feminicídio e se aplica a todas as formas de assassinatos motivados por sexismo, ou seja, exclusivamente pela condição de ser mulher.

“Quando falamos em feminicídio, é importante salientar que a Lei Maria da Penha, é considerada um marco jurídico no combate à violência doméstica contra as mulheres. E a Lei do Feminicídio é considerada um recente avanço da legislação brasileira, que qualifica esse crime como hediondo”, salienta o vereador.

“As desigualdades entre homens e mulheres e a hierarquia de gênero provocaram a propagação do machismo, levando à violência contra as mulheres, independentemente de classe social, idade, escolaridade ou credo”, justifica ainda Ferronato, que completa: “A violência doméstica é um fenômeno mundial. Quase todos os dias, vemos, ouvimos ou ficamos sabendo, pela mídia ou por outras maneiras, de mais de um caso de violência contra a mulher, e Porto Alegre apresenta números alarmantes nessa questão”.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)