Plenário

Fernanda Barth presta contas sobre agendas em Brasília

Vereadora Fernanda Barth
Vereadora Fernanda Barth (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
“Porto Alegre está no foco da assistência social e do Governo Federal, basta que apresentemos projetos, que tenhamos técnicos para enviar a Brasília e, assim, recebermos infraestrutura, recursos e capacitação. Estamos felizes de ver que existe a intenção de ambos os lados para estreitar relações e que as portas estão abertas”.
 
Foi assim que a vereadora Fernanda Barth (PRTB) destacou, na sessão plenária desta quarta-feira (27/10), os principais objetivos das agendas que cumpriu em Brasília no início da semana, oportunidade em que manteve reuniões junto à Secretaria Nacional de Desenvolvimento Cultural e aos Ministérios da Cidadania e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. As duas últimas pautas contaram com as presenças do vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, Ubiratan Sanderson, e da Presidente da FASC, Cátia Lara Martins.
 
No Ministério da Cidadania, foi solicitado apoio para a implantação do 10° Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) em Porto Alegre, que irá fortalecer a rede de atendimento às comunidades do Bairro Humaitá e região das Ilhas. A FASC hoje tem 10 anos de implantação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), com 22 CRAS e 9 CREAS. Também foi feito o pedido para reforma do Prédio da FASC e de alguns CREAS e CRAS. “Junto à Secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, que integra o Ministério, também solicitamos agilidade no andamento de projetos esportivos que recebem incentivo”, afirmou a parlamentar.
 
Em audiência no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foi debatida a possibilidade de parcerias junto às secretarias que integram o Ministério, em busca de capacitação, desenvolvimento e fortalecimento da rede de assistência social em Porto Alegre. “Essa agenda partiu de muitas definições dentro da Frente Parlamentar de Combate à Violência contra Crianças e Proteção à Infância para, justamente, fortalecer essa rede de proteção. “Ficou combinado que o Ministério fará ofício solicitando à prefeitura o envio de um grupo de técnicos das áreas afins, para que passem em Brasília fazendo uma série de capacitações. Já temos autorização do Ministério para expandir a rede de proteção e isso irá acontecer”.
 
Com o Secretário Nacional de Desenvolvimento Cultural, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Endrigo de Vargas, Fernanda relatou que a pauta foi sobre projetos e equipamentos culturais para Porto Alegre e para o Estado. “Tratamos, ainda, da captação de recursos para levarmos iniciativas para a cidade, que hoje estão paradas por falta de recursos. Posso enviar aos colegas cópia de Cartilha Parlamentar que recebi, que trata de tudo relativo à cultura e turismo e como os recursos podem ser acessados se houver interesse do município”, finalizou.