TV Câmara

Filme sobre Alcy Cheuiche será atração do CineCâmara

No documentário, que vai ao ar na sexta-feira e no domingo, o escritor pelotense fala sobre vida e obra

Bastidores do documentário sobre Alcy Cheuiche.
Cheuiche e a diretora Luzimar Stricher nos bastidores da filmagem (Foto: Divulgação)

O projeto CineCâmara desta sexta-feira (23/11) exibirá o documentário Romancista de Nossa História dedicado ao escritor gaúcho Alcy Cheuiche. A obra, realizada pela Stricher Filmes, vai ao ar às 21 horas pela TV Câmara de Porto Alegre e poderá ser assistida na Região Metropolitana pelos canais 16 da NET e 61.4 (digital aberto), com reprise às 13h30min de domingo (25/11). 

Em 54 minutos, Alcy Cheuiche fala da infância, da formação universitária no Brasil e no exterior, comenta seus livros e conta o que o motivou a escrevê-los. O documentário exibe também depoimentos dos escritores Luiz Antonio de Assis Brasil, Sérgio Faraco e Walter Galvani e de familiares do autor. Música de Marlene Pastro.

Nascido em 21 de julho de 1940 em Pelotas (RS), Alcy José de Vargas Cheuiche é autor de romances históricos, poesias, crônicas e teatro. Em 2006, foi patrono da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre. É membro vitalício da Academia Rio-Grandense de Letras e sócio fundador da Associação Gaúcha de Escritores.

Conversa de Livraria

O filme sobre Alcy Cheuiche faz parte da série Conversa de Livraria, dirigida por Luzimar Stricher e já exibida na TVE-RS, na TVCOM e em cinema da Capital. Desde 2001, a Stricher Filmes documenta a vida e a obra de escritores, artistas, historiadores, poetas e pensadores do Rio Grande do Sul. Além de Cheuiche, a produtora retratou expoentes da cultura gaúcha como Erico Verissimo, Mario Quintana, Paixão Côrtes, Walter Galvani, Airton Ortiz, Carlos Urbim, Maria Carpi, Arminda Lopes e Armindo Trevisan. Atualmente, está em pós-produção um longa-metragem sobre Luis Fernando Verissimo.

Programação (novembro e dezembro)

Confira as próximas atrações do CineCâmara, da TV Câmara de Porto Alegre (às 21 horas nas sextas-feiras, com reprises às 13h30min nos domingos):

23 e 25/11 - Romancista de Nossa História, sobre Alcy Cheuiche (54 minutos);

30/11 e 2/12 - Mario Quintana (30 minutos).

Informações: (51) 99984-5979 (Luzimar) ou e-mail stricher@terra.com.br

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)