Sessão Solene

Flávio Lúcio Scaf recebe título de cidadão de Porto Alegre

Pujol (e) entregou distinção a Scaf, tendo ao lado o filho e a esposa do engenheiro Foto: Ederson Nunes
Pujol (e) entregou distinção a Scaf, tendo ao lado o filho e a esposa do engenheiro Foto: Ederson Nunes

A Câmara Municipal entregou, na noite desta terça-feira (13/8), em Sessão Solene, o título de Cidadão de Porto Alegre ao engenheiro e dirigente sindical da área da construção civil Flávio Lúcio Scaf. A iniciativa do vereador Reginaldo Pujol (DEM) havia sido aprovada em março deste ano. A homenagem foi presidida pelo vereador Bernardino Vendruscolo (PSD) e contou com a presença dos vereadores Professor Garcia (PMDB), Márcio Bins Ely (PDT), Idenir Cecchim (PMDB), Mônica Leal (PP) e Alceu Brasinha (PTB); do secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby, de amigos e familiares.

De acordo com Pujol, a distinção da Câmara extrapola a figura do empresário de sucesso, indo além, ao encontro do protótipo do bom cidadão de Porto Alegre. Tanto que faz questão de colocar no seu currículo que, mesmo atuando em mercados nacionais e internacionais, nunca deixou de morar aqui, desde que para cá veio de Encruzilhada do Sul, em 1941, aos seis anos de idade.

Ao se manifestar, o homenageado, Flávio Lúcio Scaf disse que ama as ruas, as árvores, as pessoas de Porto Alegre. “Amo essa cidade como quem ama um filho, uma esposa, uma irmã”, declarou. Destacou que nada poderá superar a homenagem recebida, porque o seu amor pela Capital é eterno, o que a diferencia das demais onde conviveu, como Paris, onde estudou em 1967 e 1968. “Quis voltar de lá mesmo tendo um bom emprego na fábrica da Renault”. Finalizando, Scaf leu o poema o Mapa da Cidade, de Mario Quintana.

Para o presidente da sessão, Bernardino Vendruscolo, a homenagem iniciada pelo colega Reginaldo Pujol, ganhou a chancela de toda a cidade ao ser aprovada pelo Legislativo. De acordo com Vendruscolo, a Câmara também se sente agraciada ao tornar de direito aquilo que já de fato havia se consolidado.

Formação

Nascido em Encruzilhada do Sul (RS), de descendência palestina, o engenheiro civil Flávio Scaf foi professor de Economia Política e Finanças da Escola de Engenharia e da Faculdade de Economia da Ufrgs, bem como da cadeira de Projetos do curso de Engenharia da Unisinos.

O homenageado exerceu ainda as funções de vice-presidente e presidente interino por várias gestões do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon/RS) e presidiu a Associação Brasileira de Empresas de Tempo Compartilhado, entre outras funções na sociedade civil organizada.

Scaf é reconhecido nacionalmente em sua área, tanto que já recebeu o título de Cidadão Paulistano, da Câmara de Municipal de São Paulo; a Comenda da Fraternidade Monegasca, conferida pelo Príncipe Rainier, de Mônaco; e o título de Cidadão do Porto, concedido pela Câmara de Porto, em Portugal.

Compuseram a mesa dos trabalhos, ao lado do presidente da sessão e do homenageado,  sua esposa, Laísa Scaf, o filho Gibran, o vice-presidente do Sinduscon/RS, Ricardo Antunes Sessegolo; e o vice-presidente do Sindimóvel, Armando Pinto Fontoura.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)